Operadoras de satélites defendem parcerias para ampliar serviços em áreas remotas

As operadoras de satélites Hughes e One Web apresentaram contribuições para a tomada de subsídios do novo Plano de Geral de Metas de Competição (PGMC) defendendo regras para a ampliação dos serviços de telecomunicações para as áreas desassistidas destes serviços. Uma possibilidade seria a parceria com as teles.

A operadora Hugues acredita que o novo PGMC deve prever a ampliação dos serviços de voz, especialmente para atendimento das áreas onde a banda larga é uma realidade e a voz tradicional ainda não pode fazer parte do pacote do cliente. Segundo a operadora, a experiência inclusive em âmbito internacional tem demonstrado o interesse dos clientes em ter serviços completos, o que significa dados e também voz com acesso à rede pública.

A Hugues entende que após três anos da publicação da revisão do PGMC (Res. 694) praticamente conjuntamente com o atual Regulamento Geral de Interconexão (RGI, Res. 693), que buscou simplificar as interconexões, é chegada a hora de aprimoramentos.

Notícias relacionadas

"As regras do modelo atual, notadamente as relacionadas à interconexão ainda se mostram uma barreira praticamente intransponível para o atendimento das áreas mais afastadas por prestadoras competitivas, onde [sic] uma solução inovadora e disruptiva será a chave de sucesso", explica a Hugues

Parcerias

A operadora One Web por sua vez, acredita que a formação de parcerias entre provedores globais de capacidade satelital e provedores de serviços de telecomunicações nacionais será um meio viável e eficiente para estas empresas atenderem à demanda local. "As novas constelações de satélites de baixa órbita terrestre estão aptas e disponíveis a exercer seu papel no desenvolvimento das infraestruturas de telecomunicações no Brasil, oferecendo conectividade de baixa latência, alta velocidade e alta capacidade", explica a OneWeb na sua contribuição à tomada de subsídios da Anatel sobre a revisão do PGMC.

A implementação do Regulamento Geral de Exploração de Satélites (RGES) deve ser uma mola propulsora da competição no setor de satélites em geral, e entre satélites de baixa órbita terrestre, em particular, defende a OneWeb. "É importante que a Anatel exerça seu papel de garantir acesso aos recursos de órbita e espectro, como recursos escassos e bens de natureza coletiva que são, e não permita a ocupação desordenada das órbitas baixas sob pena de virtualmente impedir o acesso de novos operadores", aponta da Onde Web.

A operadora também cobra da Anatel que diante das mudanças adotadas no RGES para promover a competição no setor, caberá ainda à Anatel promover a adoção de parâmetros técnicos que evitem a interferência entre constelações por meio do compartilhamento de informações quanto a localização de gateways entre operadores, criando inclusive um raio de exclusão, caso seja necessário.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!