Anatel precisa se posicionar sobre neutralidade com o 5G, defende TIM

Foto: Pixabay

Na sua contribuição individual para a tomada de subsídios sobre o novo Plano Geral de Metas de Competição (PGMC), a TIM apontou que é preciso uma manifestação da Anatel de modo a garantir que as regras de neutralidade de rede não prejudicarão o amplo desenvolvimento e fruição do 5G.

A operadora entende que os aspetos técnicos do 5G, como o network slicing (fatiamento de rede), não podem conflitar com a forma como a Anatel e demais autoridades interpretam e aplicam as regras de neutralidade de rede previstas no Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/2014). A justificativa é que não pode haver impedimentos legais para o amplo desenvolvimento e implementação das funcionalidades do 5G.

A TIM destaca que conceitos e interpretações restritivas do princípio da neutralidade não atenderiam o que a sociedade precisa do 5G, considerando assim "oportuna" a revisão do regramento no sentido de propiciar segurança jurídica e fomentar novos investimentos no setor.

Notícias relacionadas

"O novo mundo, a partir do 5G, será um mundo de serviços e uso especializados que precisam de recursos definidos. A funcionalidade network slicing garante essa atribuição que, por sua definição, nunca pode ser neutra no sentido estrito e mais tradicional do termo, sobretudo porque uma vez que determinadas funcionalidades, como cirurgia remota, precisarão de prioridade frente à entrega de um áudio pelo WhatsApp, por exemplo", defende a TIM na sua contribuição, por exemplo.

Justificando seu posicionamento, a TIM cita manifestação da Superintendência de Competição da Anatel quando da publicação do estudo "Novos mercados nas telecomunicações: uma perspectiva sobre as novas frentes para a regulação econômica", divulgado pela Anatel em setembro de 2020. A área técnica reconhece que com a chegada do 5G são necessárias alterações legais e regulatórias que promova uma rediscussão da neutralidade de rede. A Superintendência da Anatel diz que isso é imprescindível, face à evolução tecnológica trazida pelo 5G e para o aproveitamento das potencialidades nos diversos campos de aplicação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!