Conectividade embarcada da Thales, Hughes e SES chegará à América do Sul em 2020

Wi-Fi a bordo de avião da Avianca. Foto: Reprodução

[Atualizada em 14/03]Anunciado na quarta-feira, 8, como uma estratégia de serviço de conectividade de bordo para as Américas, a parceria tripartite entre Thales, Hughes e SES não deverá chegar à América do Sul até pelo menos 2020. Segundo confirmou a este noticiário o vice-presidente de estratégia de dados móveis da SES, Andrew Ruszowski, o plano de usar quatro satélites (EchoStar XVII, EchoStar XIX, AMC-15 e AMC-16) até o início das operações do SES-17, que será lançado daqui a três anos, significa foco na região da América do Norte. "O SES-17 terá cobertura para todas as Américas, além do Oceano Atlântico até a Europa e África, então em 2020 ou 2021, os serviços serão muito mais expandidos", declara.

Naturalmente, a demanda maior para o mercado norte-americano concentra os esforços das empresas, mas a ideia é não ficar limitada somente às Américas. "Sim, queremos ter o serviço globalmente. Estamos conversando para avaliar oportunidades de expandir os serviços em curto e longo prazo, temos a intenção de fazer isso, mas não temos nada a anunciar por enquanto", declara Ruszowski.

A plataforma FlytLIVE da Thales utilizará a capacidade em banda Ka dos satélites de alto throughput (HTS) EchoStar e do SES-17. O executivo não mencionou o quanto de capacidade do SES-17 será utilizado para o sistema, mas destacou que ele é focado em conectividade móvel para aviação. Ruszowski reitera que, dessa forma, será possível ter maior disponibilidade da banda larga nos voos. O serviço está atualmente em fase de testes, com lançamento operacional completo na América do Norte no decorrer do ano.

Notícias relacionadas

Expansão da frota

A SES tem ainda três satélites híbridos (HTS e feixe amplo) que deverão ser lançados ainda neste ano: SES-15, SES-14, SES-12. Apesar da numeração, o primeiro a ser colocado em órbita, em abril, será o SES-15, que irá cobrir a América do Norte na posição 129º O e contará com 16 transponders em banda Ku. Ele será lançado pelo foguete Soyuz. O SES-14 será lançado pelo foguete Falcon 9 no último trimestre, ficará na posição 47,5º O cobrindo as Américas e a região do Atlântico Norte e contará com 20 transponders em banda Ku e 28 em banda C. Na mesma época, o Ariane 5 deverá voltar a ser utilizado para lançar o SES-12, que ficará na posição 95º L para cobrir a região da Ásia-Pacífico com DTH, VSAT, mobilidade e HTS usando 54 transponders de banda Ku.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!