Confira a lista de prioridades legislativas do Poder Executivo em 2022

Foto: Pixabay

O Poder Executivo publicou nesta quarta-feira, 9, a sua lista de projetos prioritários para este ano. Destacamos aqueles que atingem de alguma forma o setor de telecomunicações, em especial projetos que lidam com a carga tributária do setor, além de PL da privatização dos serviços postais dos Correios e uma Medida Provisória para levar 4G para alunos da rede pública de ensino.

Confira abaixo cada uma dessas propostas:

  • PL 3.887/2020, que trata de criar a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), como uma forma de substituir a PIS/Cofins. Atualmente, o texto se encontra na Câmara dos Deputados aguardando votação parecer de Comissão Especial.
  • PEC 110/2019, que institui o Imposto sobre Valor Agregado (IVA), com incidência sobre operações com bens e serviços. Na esfera federal, ele unifica o PIS, Cofins e IPI, com uma alíquota única de 12% e na esfera municipal e estadual a proposta unifica ICMS e ISS, sendo que a alíquota seria fixada por cada ente da federação. Atualmente, a matéria está no Senado Federal, com a relatoria do senador Roberto Rocha (PSDB-MA).
  • PL 591/2021, que altera o Sistema Nacional de Serviços Postais (SNSP) privatizando o serviço oferecido pelos Correios. Atualmente, a proposta se encontra na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, sendo que já esteve na pauta do colegiado para votação por duas vezes e por falta de acordo, não foi votada. O relator da matéria é o senador Márcio Bittar (PSL-AC), que já apresentou complementação de voto ao projeto do Executivo. O relatório pela aprovação da matéria já havia sido lido na CAE, até então sem alterações ao texto proveniente da Câmara.
  • MP 1.077/2021, que institui o Programa Internet Brasil. O programa, abrigado no Ministério das Comunicações, tem a finalidade de promover o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos alunos da educação básica da rede pública de ensino integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A proposta está em vigência e tem até março para ser votada pelo Congresso Nacional para se tornar lei.PL 2.646/2020, que trata de incentivar Debêntures de Infraestrutura. A proposta altera a Lei 11.371/ 2006, reduzindo a alíquota do imposto sobre a renda incidente nas operações de debêntures incentivadas.  Atualmente, a proposta se encontra em análise do Senado Federal.
Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!