Rodrigo Pacheco promete instalar imediatamente Comissão do 5G no Senado

Foto: Pedro França/Agência Senado

Na reunião de líderes realizada nesta terça-feira, 9, o senador Major Olimpio (PSL/SP) solicitou ao presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), a rápida instalação da Comissão Temporária para acompanhar a instalação da tecnologia 5G no Brasil. Pacheco informou que fará a designação imediata dos membros para que ocorra a instalação.

O Requerimento 2.883/2020, que solicita a criação de uma comissão temporária no âmbito do Senado Federal para acompanhar a implantação do 5G no Brasil, foi apresentado pelo senador Major Olímpio em dezembro. A proposta de Olímpio segue na mesma linha do Grupo de Trabalho recentemente criado na Câmara dos Deputados para a mesma finalidade.

Composição

Notícias relacionadas

O colegiado terá seis senadores membros titulares e outros seis como suplentes. Além dos parlamentares, terá representantes da Anatel, dos Ministérios das Comunicações (MCom); da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); e do Ministério Público; além de dois representantes da sociedade civil e da academia. A Comissão funcionará pelo prazo de um ano, contado a partir de sua instalação.

Atribuições

Pelo requerimento do senador Major Olímpio, a comissão terá a tarefa de:

  • estudar o tema da implantação do 5G no Brasil;
  • examinar o tratamento jurídico diferenciado dispensado à questão;
  • promover audiências públicas com especialistas, autoridades e técnicos do Governo e demais representantes da sociedade civil sempre que necessário;
  • formular consultas e solicitar documentos às Comissões e Órgãos da Casa, como forma de subsidiar os trabalhos;
  • elaborar relatórios e proposições legislativas adequadas ao tema. As recomendações e estudos serão, ao final dos trabalhos, encaminhados aos Mcom e MCTI, além da Anatel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!