Constelação LEO da Telesat será fabricada por Thales Alenia Space

A operadora de satélites Telesat anunciou nesta terça-feira, 9, que a Thales Alenia Space será fabricante principal da Lightspeed, a constelação de baixa órbita (LEO) da empresa canadense.

O projeto prevê 298 satélites voltados para cobertura de banda larga; o primeiro satélite do projeto deve ser lançado dentro de dois anos, com início da operação comercial da constelação prevista para a segunda metade de 2023.

A fabricante contratada se comprometeu a atuar no desenvolvimento do programa enquanto o financiamento completo para o projeto segue em finalização. O início das atividades de construção e o cronograma final de implantação da constelação, contudo, são condicionados ao andamento dessa obtenção de recursos.

Notícias relacionadas

Capacidade

Pelo acordo com a Thales Alenia Space, a fabricante e sua afiliada Telespazio também vão assumir compromissos de contratação de capacidade da constelação no futuro. O objetivo da Telesat com a Lightspeed é atender operadoras móveis e fixas, o mercado B2B (com destaque para empresas aéreas e marítimas) e governos.

No momento, outras empresas têm apostado alto no mercado de LEO. Entre elas, a Starlink, da SpaceX, que já iniciou operação comercial, e a OneWeb, recém-recuperada de um processo de recuperação judicial. A Amazon também deve competir pelo mesmo segmento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!