Adoção do padrão IPv6 ganha espaço entre usuários de Internet no Brasil

Foto: pixabay.com/Pexels.com

No ranking de adoção do protocolo IPv6 na Internet, o Brasil já ocupa o nono lugar no mundo.  Ao todo, de acordo com dados divulgados pelo Google, 23,6% dos usuários brasileiros de Internet acessam o provedor usando o novo protocolo de endereçamento. Segundo dados da Akamai, o tráfego IPv6 no Brasil vem crescendo a taxas superiores a 50% ao ano. Esse crescimento, pela avaliação do Sindicato Nacional das Empresa de Telefonia e de Serviço Móvel Celular e Pessoal (Sinditelebrasil), deve-se à rápida implantação do IPv6 pelas prestadoras de telecomunicações, que já adaptaram 100% de suas redes móveis para a oferta do endereço IPv6.

A adoção do IPv6 foi necessária porque os endereços disponíveis para identificar cada dispositivo que acessa a Internet baseados no protocolo anterior, o IPv4, se esgotaram.  Com isso, provedores de acesso e de aplicação precisam adaptar suas redes para viabilizar a navegação, utilizando o novo padrão de endereçamento, que possui capacidade quase ilimitada.

As prestadoras de telecomunicações investiram e priorizaram o ajuste de suas redes. Além da Internet móvel, boa parte das redes que ofertam o acesso fixo também já está adaptada para a oferta do novo padrão. Por sua vez, a troca de tráfego entre sistemas autônomos utilizando o endereçamento IPv6 já está sendo praticada por todas as prestadoras de telecomunicações.

Notícias relacionadas

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!