Onda venderá celulares no Brasil

A italiana Onda, que até então fornecia apenas minimodens 3G no Brasil, está decidida a entrar no concorrido mercado de telefones celulares do País. A empresa promete lançar pelo menos dois modelos este ano e vender mais de 100 mil unidades aqui em 2010. Os primeiros lotes serão importados, mas há planos de trazer a produção para uma fábrica em Manaus, provavelmente a Evadin.
A estratégia da Onda é identificar e apostar em nichos específicos. O primeiro produto será um celular touch screen com receptor de TV digital, a um preço mais baixo que os similares disponíveis no Brasil. Seu lançamento deve acontecer no segundo trimestre, inicialmente pela TIM. A ideia é aproveitar o mote da Copa do Mundo, explica o presidente da Onda para América Latina, Vincenzo Di Giorgio. Ainda não está definido, mas o celular será provavelmente 2G e virá de fábrica já configurado com ícones na home screen para acesso a serviços de valor adicionado (SVA) relacionados à Copa.
O outro modelo será lançado no segundo semestre. Trata-se de um aparelho voltado para troca de mensagens e acesso a redes sociais, com foco no público jovem. "Será como um Blackberry para jovens, mas super colorido", compara Di Giorgio. Esse aparelho deve ser 3G.

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Vencer em um mercado de massa como o de celulares requer pesados investimentos em marketing. Para promover os produtos, a Onda pretende investir em mídias segmentadas para seus públicos alvos, de forma a não gastar dinheiro à toa. "A marca Onda já tem uma boa aceitação no Brasil em decorrência de nossa atuação no mercado de minimodens", avalia o executivo.
Vale lembrar que nos últimos anos diversas marcas tentaram, sem sucesso, se firmar no mercado brasileiro de telefones celulares. Entre os casos mais lembrados estão Pantech, Kyocera, Alcatel Mobile e BenQ. São várias as razões para explicar esses fracassos, entre as quais: baixo orçamento para divulgação da marca, dificuldade de distribuição, preços não tão atrativos, falta de estrutura para o pós-vendas, comunicação deficiente com as operadoras etc.
Minimodens
A Onda vendeu ano passado 300 mil minimodens 3G no País. Em 2010, a previsão é comercializar 500 mil unidades. Entre maio e junho a empresa começará a exportar minimodens para a Argentina e o México a partir do Brasil.
Seu mais novo lançamento nesse segmento é um modelo com receptor de TV digital embutido, que acaba de chegar às lojas. Hoje, todo seu portfólio de minimodens trabalha com HSUPA e velocidade de 7,2 Mbps para download.

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