Telefónica busca mudanças na regulamentação da Argentina e Colômbia

Uma proposta enviada aos órgãos de governo da Colômbia pode dar indícios da estratégia da Telefónica na Argentina, país onde a Lei de Radiodifusão vigente impede a distribuição de televisão. O Ministério de Comunicações da Colômbia, onde a Telefónica obteve uma licença de DTH e adquiriu também a empresa Telecom Colômbia, agora chamada Telefónica Telecom, quer mudar a definição jurídica da televisão por assinatura, aparentemente para que ela passe a depender da Comissão Reguladora de Telecomunicações (CRT) e não da Comissão Nacional de Televisão (CNTV). Por essa proposta de modificação, a televisão por assinatura passaria a ser um ?valor agregado? às comunicações, ao menos na Colômbia. A mudança é uma nova etapa de um grande pleito entre os governos colombianos e a CNTV, e seria incluída na Constituição do país para evitar que seja influenciada politicamente. Se a iniciativa for aprovada, a CNTV ficaria responsável por apenas por regular a TV aberta, mas sem autoridade de regulamentação sobre o cabo e o satélite.
A mil quilômetros ao sul de Bogotá, Carlos Caride, presidente da Telefónica, anunciou em 23 de janeiro que a empresa começará a distribuir o canal Speedy TV por meio de sua rede, apresentando-o como um serviço de valor agregado ao acesso à internet por ADSL que já oferece há anos. Telecom, a outra operadora dominante, tem uma estratégia similar com um investimento de US$ 300 milhões entre 2007 e 2008 para melhorar sua rede fixa.
A apresentação da TV por assinatura como um valor agregado às telecomunicações, parece ter sido acertado com o governo argentino, ainda que os analistas locais considerem que seja difícil que isso aconteça antes de 2008, devido às eleições de outubro de 2007 e a importância política do diário Clarin, cuja empresa controla as principais operadoras de cabo, Cablevisión e Multicanal. Estas têm, em conjunto, em torno de 50% do mercado de TV a cabo. Assim como no Brasil, os operadores de cabo se opõem ao ingresso das operadoras telefônicas em seu mercado.

Notícias relacionadas
Em seu relacionamento com as teles, o governo argentino manteve congeladas as tarifas telefônicas residenciais locais e de longa distância desde 2002. Como os preços das chamadas celulares e de acesso à internet são variáveis constituem hoje a principal fonte de receita e dos ganhos das teles. O reconhecimento da TV como valor agregado permitiria às teles uma fonte adicional de receita não regulada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!