Telefonia é campeã de reclamações dos consumidores, diz Idec

Telefonia é a campeã de insatisfação dos consumidores. Pelo menos é o que indica pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) em janeiro, junto a 600 pessoas, com a pergunta: ?Quais serviços você acredita que tragam mais problemas para os consumidores?? Telefonia arrebanhou 62% dos votos, seguida de longe por saúde, com 16%; atendimento ao consumidor, 12%; serviços públicos (água e energia) e educação, 5%. Telefonia também ocupa a vice-liderança em números de consultas ao instituto, perdendo apenas para os planos de saúde.
Segundo o Idec, as maiores reclamações são referentes a cobrança de pulsos acima da média, cobrança de assinatura mensal e falta de discriminação de chamadas locais na conta. O site do instituto já registra 9,3 mil e-mails enviados contra a cobrança de assinatura básica e 4,4 mil contra o reajuste das tarifas pelo IGP-DI. O consumidor pode enviar cartas à Anatel e às operadoras através de seu site (www.idec.org.br).

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