BMW anuncia veículo 5G com funções de 'semi-automatização'

BMW iNEXT em Las Vegas. Foto: divulgação

A fabricante automotiva BMW anunciou nesta quinta-feira, 9, durante o evento de tecnologia Consumer Electronics Show (CES) em Las Vegas (Estados Unidos), a intenção de lançar um veículo com conexão 5G para funções de "semi-automatização". Batizado de iNEXT, o carro será lançado apenas em 2021 e utilizará elementos da nova rede como o fatiamento de rede para garantir a comunicação crítica para o veículo. 

Ao que tudo indica, a BMW pretende implantar o 5G no carro não somente para uso dos passageiros – para aplicações de entretenimento, por exemplo. A comunicação da empresa alemã fala que a tecnologia é um pré-requisito para a condução autônoma, e diz que o iNEXT teria essa capacidade. "O número crescente de recursos altamente complexos em um veículo, incluindo assistência à direção e funções de direção semi-automatizadas, alimenta o crescimento correspondente na quantidade de dados que precisam ser processados no próprio veículo em tempo real e compartilhados com o back-end", afirma a companhia no comunicado.

Para funcionar de forma confiável, o sistema precisará de pelo menos três elementos de rede: baixa latência, cobertura de rede de garantia e uma taxa de dados mínima alocada para aplicações específicas. Tudo isso somente é possível com ferramentas de fatiamento de rede (network slicing), que deverá ser aplicada com a chegada da quinta geração. 

Notícias relacionadas

De acordo com a BMW, os componentes telemáticos de composição modular (permitindo atualização de componentes) são desenvolvidos em parceria com a Harman Samsung, e também será compatível com o sistema de navegação por satélite global (GNSS) de alta precisão, essencial para incorporar funções de direção "semi-automatizadas" como as que estarão disponíveis no iNEXT. Com isso, o automóvel terá geolocalização mais confiável, cumprindo requisitos legais de acordo com a norma ISO 26262 para nível de integridade da segurança automotiva B.

Segundo a companhia, a tecnologia "abre caminho para níveis sem precedentes de conectividade e troca de dados em alta velocidade, fatores essenciais para a indústria como um todo. Seu principal benefício no setor automotivo será acelerar o desenvolvimento e a implantação de direção autônoma – ou até mesmo tornar isso possível em alguns casos". 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!