No universo dos smartphones e tablets, a CES 2012 está sendo marcada, por um lado, pela tentativa da Microsoft (e da Nokia) de tomarem um pouco de espaço no mercado norte-americano de banda larga móvel com tecnologia LTE. É um território em que o iPhone ainda não entrou. A Microsoft emplacou seu sistema operacional em um novo handset da HTC, o Titan II, e espera-se ainda para esta segunda o anúncio do Nokia Lumia 900. Mas na mesma CES já foram anunciados pelo menos seis dispositivos com Android para redes 4G, como o novo modelo Motorola Droid RAZR, o que esfria um pouco a presença da Microsoft.
Futuro da RIM
De outro lado, percebe-se uma preocupação geral com o futuro da RIM. Em diversas perguntas durante os debates do primeiro dia de evento questionava-se as razões para a fabricante do BlackBerry ter perdido tanto espaço em market share de smartphones e não ter conseguido nada em termos de tablets, e muitas vezes o futuro da fabricante era motivo de piada e demomnstrações de descrédito. O motivo para isso está nos números: segundo dados da ComScore, o sistema operacional da RIM despencou de 42% do mercado dos EUA para meros 19% em 2011. Em comparação, a estratégia da Amazon e a forte presença do Android em tablets e smartphones são constantemente elogiadas, pelo menos nas primeiras sessões.
A única novidade até aqui é a revelação, pela RIM, de algumas funcionalidades da nova versão do seu sistema operacional para tablets, o PlayBok OS 2.0, com melhorias na integração com smartphones, unificação de algumas funções com redes sociais, melhorias na edição de emails e, o que parece ser a principal novidade, opções de customização para clientes corporativos, o que outros tablets não oferecem.
A RIM também aposta em uma loja virtual de conteúdos de vídeo que terão a mesma janela da distribuição de home-videos (aparentemente uma resposta à Amazon que tem isso disponível para todos os usuários do seu tablet Fire), mas em princípio apenas nos EUA. A atualização PlayBook OS 2.0 acontecerá em fevereiro.