Em tempos de Android, Microsoft e Nokia tentam ganhar espaço; RIM é motivo de preocupação

No universo dos smartphones e tablets, a CES 2012 está sendo marcada, por um lado, pela tentativa da Microsoft (e da Nokia) de tomarem um pouco de espaço no mercado norte-americano de banda larga móvel com tecnologia LTE.  É um território em que o iPhone ainda não entrou. A Microsoft emplacou seu sistema operacional em um novo handset da HTC, o Titan II, e espera-se ainda para esta segunda o anúncio do Nokia Lumia 900. Mas na mesma CES já foram anunciados pelo menos seis dispositivos com Android para redes 4G, como o novo modelo Motorola Droid RAZR, o que esfria um pouco a presença da Microsoft.

Notícias relacionadas
Futuro da RIM

De outro lado, percebe-se uma preocupação geral com o futuro da RIM. Em diversas perguntas durante os debates do primeiro dia de evento questionava-se as razões para a fabricante do BlackBerry ter perdido tanto espaço em market share de smartphones e não ter conseguido nada em termos de tablets, e muitas vezes o futuro da fabricante era motivo de piada e demomnstrações de descrédito. O motivo para isso está nos números: segundo dados da ComScore, o sistema operacional da RIM despencou de 42% do mercado dos EUA para meros 19% em 2011. Em comparação, a estratégia da Amazon e a forte presença do Android em tablets e smartphones são constantemente elogiadas, pelo menos nas primeiras sessões.

A única novidade até aqui é a revelação, pela RIM, de algumas funcionalidades da nova versão do seu sistema operacional para tablets, o PlayBok OS 2.0, com melhorias na integração com smartphones, unificação de algumas funções com redes sociais, melhorias na edição de emails e, o que parece ser a principal novidade, opções de customização para clientes corporativos, o que outros tablets não oferecem.

A RIM também aposta em uma loja virtual de conteúdos de vídeo que terão a mesma janela da distribuição de home-videos (aparentemente uma resposta à Amazon que tem isso disponível para todos os usuários do seu tablet Fire), mas em princípio apenas nos EUA. A atualização PlayBook OS 2.0 acontecerá em fevereiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!