Brasil pode ser exemplo de open finance no mundo, diz superintendente do Itaú

Carlos Carneiro, superintendente de open finance do Itaú Foto: Reprodução: 5×5 Summit/Mobile Time

O superintendente de open finance do Itaú, Carlos Carneiro, acredita que o open finance no Brasil será benchmark para o resto do mundo. Durante o 5×5 Tec Summit, evento organizado por Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TELETIME e TI Inside nesta quinta-feira, 8, o executivo explicou que a adesão dos consumidores brasileiros ao sistema financeiro é quatro vezes mais rápida que o Reino Unido, que até então era a grande referência neste segmento.

"Atingimos 3,6% da população brasileira economicamente ativa [no open finance] em seis meses. O Reino Unido levou dois anos para chegar nesta mesma marca", comparou Carneiro. "Respondendo objetivamente, o open finance brasileiro está dentro do esperado. E esse número não para de crescer. Com mais instituições financeiras entrando e permitindo o compartilhamento de dados, o caminho será natural para termos mais pessoas aderindo", completou.

Karen Machado, gerente de open finance no Banco do Brasil, lembrou que o País possui 7 milhões de consentimentos ativos, em pouco mais de um ano de operação da fase 2, algo que o Reino Unido não fez isso no mesmo período: "Hoje vemos mais voluntários (bancos) entrando no ecossistema. E hoje somos, sim, o benchmark de open finance no mundo. Muitas vezes falamos da jabuticaba brasileira, de forma pejorativa, e essa é uma jabuticaba positiva. Todo mundo quer conhecer o nosso open finance", relatou a executiva.

Notícias relacionadas

Para Fabio Lins, superintendente executivo de inovação, canais, Pix e open banking no Banco Original, a sociedade está "começando a entender o que significa" e "o que o open finance traz de benefício", inclusive para gerar mais competição no sistema financeiro brasileiro e melhores entregas aos correntistas.

"Queremos que a competição se torne coopetição. Sabemos que o mercado não é exclusivo, o brasileiro tem quatro contas em média hoje. A instituição não vai ter o cliente na sua totalidade, mas vai ter em um produto, experiência ou canal específico", afirmou Lins.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!