Huawei e Ericsson lideram fórum da GSA para acesso fixo sem fio

Foto: Pixabay

Criado pela associação global de fornecedores da cadeia móvel (a GSA) para promoção do acesso fixo sem fio de Internet (FWA), o 4G-5G FWA Forum formou sua primeira diretoria e grupo de trabalho. Representantes da Huawei e da Ericsson ocupam os principais postos do corpo.

Segundo comunicado, as escolhas "iniciam formalmente o trabalho do fórum" de fornecedores. Ao todo, são 27 os integrantes do ecossistema móvel que participam da iniciativa como fundadores, incluindo ainda a Nokia e a Casa Systems. O mais recente ingresso é o da Qualcomm.

O presidente ("chairperson") do 4G-5G FWA Forum será Julien Grivolas, diretor de estratégia e desenvolvimento industrial da Huawei na União Europeia. Já o vice-presidente será o brasileiro John Yazzle, atual head de FWA da Ericsson.

Notícias relacionadas

Crescimento

"O mercado de FWA está vendo um rápido crescimento, com mais de 484 operadoras investindo em FWA com base em LTE ou 5G. Essa é uma oportunidade à qual os fornecedores de chipsets, módulos e terminais em todo o mundo estão respondendo", afirmou Grivolas, em comunicado.

No Brasil, empresas como TIM e Americanet já estão testando o FWA 5G para a Internet residencial; a própria TIM já oferecia serviço similar (em WTTx) baseado no 4G. "O desafio para a indústria em um mercado em rápida evolução é aprender uns com os outros, promover experiências de sucesso e identificar direções para o desenvolvimento técnico", completou o presidente do fórum.

Neste sentido, a primeira tarefa do grupo de trabalho será montar um catálogo detalhando os produtos disponíveis no ecossistema FWA. Até o momento, a GSA identificou mais de 1,5 mil dispositivos LTE para acesso fixo sem fio, dos quais 822 foram adicionados em 2020.

Membros

Veja a lista completa de participantes do 4G-5G FWA Forum: ASRMicro, ATEL, BEC Technologies, Beijing Esound Technology Co., Blinq Networks, Casa Systems, Ericsson, Fibocom, Gosuncnwelink Technology, Guangzhou Tozed Kangwei, Hai IoT, Huawei, Jaton Technology, MaxComm, MobotMobile, Neoway, Nokia, Notion InfoTech, Qualcomm, Quectel, Sequans, SMAWave, TigerCel, Unisoc, YaoJin Technology (Shenzhen) Co., Zhongmi Communications e ZMTEL.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!