Ataques hackers prejudicam confiança dos cidadãos

Poder Público e iniciativa privada devem atuar de forma colaborativa para mitigar os impactos à segurança da informação, notadamente em um período de uso cada vez mais intensivo de dados pelo Estado, mas ao mesmo tempo de crescentes ameaças cibernéticas.

"A questão da segurança passa por colaboração entre Poder Público e iniciativa privada. Porque o conjunto de profissionais disponíveis no país para um trabalho extremamente complexo é pequeno. E não só no Brasil, mas no mundo. A gente precisa exercitar a colaboração mais profundamente", afirmou a diretora executiva para governo da Embratel, Maria Teresa Lima, ao participar do 5×5 Tec Summit, nesta segunda-feira, 7.

"Passamos agora por um período com eventos enormes de ataques hacker, em diversos órgãos, e isso causa um prejuízo muito grande, inclusive na confiança do cidadão. Será que está seguro colocar minha informação? O que vai acontecer com meu dado que está lá dentro? Fazendo uma conta simples de um único cliente, dias de interrupção custaram aos contribuintes cerca de R$ 50 milhões. Um só cliente, apenas alguns dias", pontuou.

Notícias relacionadas

Para a executiva, o uso de dados também envolve uma curva de aprendizado, assim como tem se verificado com o uso de sistema de computação em nuvem pelo governo federal. Ela afirma, porém, que o cenário é de avanços mensuráveis no processo de transformação digital.

"Nunca estive tão confiante que estamos fazendo um processo revolucionário. E não é uma revolução silenciosa. É barulhenta, feita por um conjunto de profissionais de carreira, bem qualificados, com propósito e fazendo um grande trabalho. A Embratel participa disso. Ganhamos a primeira licitação de cloud do governo federal. Assinamos 22 contratos resultantes dessa ata e foi um processo de experimentação, de aprendizado e de amadurecimento para todos, para nós como fornecedores e para os clientes." Redação: Equipe 5×5 Tec Summit.

O 5×5 TecSummit vai até o dia 11 de dezembro, com discussões sobre as verticais Energia, Finanças e Entretenimento. Assistam. Inscrevam-se gratuitamente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!