Alfredo Bertini deixa a Secretaria do Audiovisual

Alfredo Bertini deixou o cargo de secretário do Audiovisual (Sav) nesta quinta, 8, e deve ter sua demissão publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias. O produtor, responsável pelo Festival Cine PE, foi nomeado pelo ex-ministro da Cultura Marcelo Calero em junho.

O Estado de S.Paulo, em seu portal, apontou que a atual secretária-executiva do Ministério da Cultura, Mariana Ribas, que já foi presidente da Riofilme, está cotada para a posição. Mariana deve deixar o cargo atual com a nomeação de do cineasta João Batista de Andrade.

Em sua gestão, Bertini esteve envolvido em duas situações polêmicas. Em julho, nomeou Oswaldo Massaini Filho para a direção da Cinemateca, tirando do cargo Olga Futemma, funcionária de carreira do órgão que estava no cargo desde maio de 2015, e, após a pressão do setor audiovisual, voltou atrás. Em setembro, foi acusado de retaliar o longa "Aquarius", com a escolha dos nomes da comissão especial para seleção do filme brasileiro indicado ao Oscar. O diretor do longa, Kleber Mendonça Filho, havia feito uma manifestação durante o Festival de Cannes, acusando um golpe no Brasil. A comissão escolheu "Pequeno segredo", de David Schurmann.

Notícias relacionadas

Ainda durante e sua gestão, com Calero à frente do Ministério da Cultura, o governo anunciou que renovará os incentivos fiscais da Lei do Audiovisual até 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!