Presidência formaliza indicação de Jarbas Valente para Conselho Diretor

O superintendente de serviços privados da Anatel, Jarbas Valente, foi indicado pelo presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar o último assento do Conselho Diretor da agência reguladora. A indicação de Valente para a vaga criada com o fim do mandato de Plínio de Aguiar Júnior – em novembro deste ano – foi oficializada nesta terça-feira, 8, com a publicação de mensagem presidencial no Diário Oficial da União.
A mensagem encaminha ao Senado Federal o nome do superintendente para avaliação, conforme o rito do setor. Assim, Valente será sabatinado pela Comissão de Infraestrutura e ter seu nome aprovado em sessão do Plenário do Senado. Como a indicação foi publicada hoje, há pouco mais de uma semana do início do recesso parlamentar -, a possibilidade de que Jarbas Valente seja sabatinado ainda neste ano é pequena. O recesso começa na semana do dia 21 de dezembro, o que garantiria apenas a próxima semana para a realização da sabatina e aprovação do indicado no Plenário.
O futuro conselheiro da Anatel é engenheiro eletrônico e de telecomunicações graduado pela Universidade de Brasília (UnB). Iniciou carreira em empresas privadas do setor de telecomunicações e, mais tarde, assumiu cargos importantes no Sistema Telebrás e no Ministério das Comunicações. Com a privatização do setor, migrou para a Anatel, onde chefiou a superintendência de serviços de comunicação de massa (SCM) por três anos antes de seguir para a superintendência de serviços privados (SPV) em 2001. Valente já foi membro do Conselho Diretor por duas vezes, como conselheiro substituto. Valente já apareceu em diversas listas de potenciais indicados para o Conselho Diretor nos últimos anos, mas esta é a primeira vez que o técnico poderá ser chancelado para um mandato completo na autarquia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.