A Toing, provedora de conteúdo da PMovel, lançou a idéia de oferecer ringtone como presente de Natal na Argentina, Paraguai, Chile e México. Este tipo de oferta só estará disponível no Brasil, entretanto, no primeiro semestre de 2005. O presente é original e barato: de US$ 0,60 a US$ 1, mesma faixa de preço para os wallpapers, ou papel de parede. O usuário de celular recebe o ringtone através de uma mensagem de texto (SMS), que basta confirmar e baixar.
A Toing existe como marca no Brasil desde maio último, embora a campanha de divulgação tenha se iniciado apenas em setembro. O criador da PMovil, Fabian de La Rua, disse que investiu quase R$ 1,5 milhão na marca no Brasil. Em novembro registrou 3,5 milhões de downloads de ringtones e, em dezembro, 4 milhões. A empresa fornece conteúdo para 21 operadoras de dez países – o Brasil representa 70% da demanda. O faturamento total atinge R$ 10 milhões, neste ano, diz De La Rua, um crescimento de 122% em relação aos R$ 4,5 milhões apurados em 2003. A Toing tem participação de 15% do valor, mas em um ano subirá para 50%, acredita o executivo.
Território Latino
O serviço da PMovil avança aos poucos na Europa. No Natal será lançado o portal Território Latino, que estará disponível apenas em janeiro com chat, notícias, músicas de artistas latinos para download (quase 500 títulos) e cerca de 300 truetones. O portal ficará dentro do menu e-moción, da Telefónica da Espanha. Neste caso, a sala de bate-papo, conectada com toda a América Latina, dá a vantagem de o usuário pagar apenas conexão local para se comunicar com qualquer país do menu.