A Huawei anunciou nesta quarta, 7, a celebração de dois acordos, com o Ministério da Educação e com o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações, voltados para a capacitação e formação nas áreas de tecnologias de TICs, criatividade digital e inovação.
Com o MCTI, foi estabelecido o projeto Residência em Games, que segundo o CEO da Huawei no Brasil, Gao Kexin, visa desenvolver "novas habilidades e talentos na indústria de jogos, não apenas formando jovens criadores e desenvolvedores, mas também estimular a inovação num setor com imenso potencial de geração de emprego e crescimento econômico". O projeto começa com quatro Institutos Federais parceiros
A ministra de Ciência, Tecnologia e Inovações, Luciana Santos, declarou no evento que um dos grandes desafios no Brasil hoje é justamente a formação de profissionais nas áreas de tecnologias, e elogiou
Já com o MEC, o programa é mais amplo e ainda será formalizado, mas segundo o CEO da Huawei, Gao Kexin, tem como propósito fortalecer o trabalho junto a dezenas de Institutos Federais com tecnologia. Isso é feito por meio de treinamento, compartilhamento de informações e investimentos.
Marcelo Bregagnoli, secretário de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, a Huawei já tem parceria com uma grande quantidade de Institutos Técnicos Federais, mas a cada dia fica mais evidente a necessidade de mais profissionais e maior é a demanda nos institutos, daí a importâcia do acordo celebrado.
Para Gao Kexin, os projetos visam "capacitação dos professores, o desenvolvimento de currículos digitais e parcerias estratégicas com instituições para impulsionar pesquisas inovadoras, garantindo que todos os alunos tenham acesso a recursos de aprendizagem de alta qualidade, independentemente da sua formação".