Brasil discute acordo com China para fortalecer parceria em infraestrutura digital

Brasil e China
Foto: Shizuo Alves/Divulgação

O Brasil e a China estão aprofundando sua cooperação nas áreas de tecnologia e inovação. Durante uma reunião no Ministério das Comunicações, os dois países discutiram a assinatura de um memorando de entendimento que visa compartilhar experiências e promover a colaboração em setores como infraestrutura digital, Internet das Coisas (IoT) e inteligência artificial.

A cooperação entre os dois países deverá impulsionar a criação de novas tecnologias e soluções inovadoras para diversos setores da economia, incluindo agricultura, meio ambiente e ciência e tecnologia, segundo o MInistério das Comunicações.

O acordo é uma extensão natural da parceria já existente entre Brasil e China, que inclui acordos comerciais e tecnológicos. A visita do presidente chinês, Xi Jinping, ao Brasil, prevista para este mês, reforça essa colaboração estratégica.

Notícias relacionadas

A Administração Nacional de Dados da China, que já firmou memorandos semelhantes com países como Peru, Uruguai, Chile, Paquistão e Vietnã, tem sido um pilar no apoio a iniciativas de cidades inteligentes e no desenvolvimento da infraestrutura digital. O órgão chinês é responsável por criar sistemas e padrões para a economia digital do país, promovendo a integração, o compartilhamento e a aplicação de recursos de dados.

No mês passado, o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, acompanhado de sua comitiva, se reuniu com representantes do governo e de empresas de tecnologia e pesquisa para explorar oportunidades de colaboração comercial e atrair investimentos de empresas chinesas para o Brasil. Durante o encontro, também foram discutidos temas como o mercado de telefonia móvel, satélites e as prioridades brasileiras para a reunião dos Brics no próximo ano.

No ano passado, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi recebido por Xi Jinping em Pequim, onde os dois países assinaram mais de 20 acordos em áreas estratégicas, como agricultura, meio ambiente e ciência e tecnologia.

A comitiva brasileira foi acompanhada pelo secretário de Telecomunicações, Hermano Tercius, pelo chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais, Jeferson Nacif, e pelo assessor do Departamento de Política Setorial, William Zambelli. Por sua vez, a delegação chinesa foi liderada por Liu Liehong, da Administração Nacional de Dados da China. (Com informações do Ministério das Comunicações)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!