Atlântico recebe R$ 13 milhões do MCTI para expansão de Laboratório de IA

Instituto Atlântico
Foto: Atlântico/Divulgação

O Instituto Atlântico recebeu um investimento de R$ 13,236 milhões do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para expandir seu Laboratório de Inteligência Artificial.

O resultado da chamada MCTI/Finep/FNDCT/Centros Temáticos foi divulgado na terça-feira, 22/10, e contemplou 36 propostas, de um total de 238 recebidas, para apoio a Centros Nacionais de Infraestrutura Científica e Tecnológica nas áreas de Transição Energética, Transição Ecológica, Transformação Digital, Saúde e Defesa.

Com esse aporte, a infraestrutura do laboratório será modernizada com a compra de servidores de alta capacidade e GPUs de última geração, permitindo a realização de pesquisas mais complexas em IA.

Notícias relacionadas

"Esses recursos serão muito importantes para a continuidade do nosso projeto estratégico de tornar o Atlântico um centro aglutinador e potencializador das competências em Inteligência Artificial do Ceará", afirma o diretor de Inovação e Novos Negócios do Atlântico, Luiz Alves.

Além disso, o investimento também será destinado à capacitação de pesquisadores na área de IA, a fim de fortalecer o ecossistema de inovação no Nordeste. "Somente no Atlântico temos 24 cientistas de dados, que serão fundamentais nessa preparação para atender demandas altamente complexas que virão pela frente. Além disso, estamos investindo na formação de mais especialistas em IA", declarou o diretor.

O projeto prevê ainda a criação de um Centro Multiusuário integrado a um hub de inovação aberta, incentivando a colaboração entre universidades, empresas e startups. "A intenção é impulsionar a pesquisa tecnológica e viabilizar a transformação digital da economia regional com produtos e serviços de base tecnológica inovadora", afirmou a entidade em nota.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!