BH Airport escolhe Vivo para 5G e IoT em aeroporto de Belo Horizonte

Foto: Fernando Stankuns

Concessionária do Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (Confins), a BH Airport selecionou a Vivo para integrar um ecossistema de inovação que envolverá ativação de cobertura 5G e o uso de recursos de Internet das Coisas (IoT), anunciaram as empresas.

A parceria terá início com cobertura em um laboratório de testes a ser construído dentro das instalações do aeroporto. O chamado Centro de Inovação tem inauguração prevista para 2023 e terá a Vivo como cofundadora, além de servir como hub para empresas de tecnologia, indústrias, startups e universidades.

A iniciativa deve contemplar o desenvolvimento de aplicações em logística, segurança e mobilidade. Em paralelo, os recursos entregues pela Vivo ainda permitirão a ampliação no uso de soluções como reconhecimento facial, escaneamento de bagagens e rastreamento de malas em tempo real.

Notícias relacionadas

"Colocaremos à disposição da operação e ao hub um portfólio de soluções […] de gerenciamento de frotas, gestão de equipes operacionais e facilities, eficiência energética, assim como soluções de marketing de proximidade através de WiFi e sinalização digital", completou o diretor de operações da Telefónica Tech IoTCo, Diego Aguiar.

Além do 5G, as ativações também devem demandar redes voltadas para Internet das Coisas como a Narrow Band IoT (NB-IoT) e a Long Term Evolution for Machines (LTE-M). "Nossa atuação no mercado nacional nos credencia para sermos os principais orquestradores desse ambiente digital que orbita IoT, big data e analytics", sustentou Aguiar, em comunicado.

Minicidade

CEO da BH Airport, Kleber Meira também abordou a parceria com a Vivo. "Temos uma minicidade instalada no nosso terminal, com uma gama de serviços como estacionamento, lojas, logística de carga, segurança e estação de tratamento de esgoto, onde transitam cerca de 40 mil pessoas por dia. Nosso objetivo é consolidar o conceito de smart airport conectado ao ambiente smart city, desenvolvendo o aeroporto do futuro, com mobilidade e segurança", afirmou o executivo da concessionária privada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!