Fábio Faria confirma recondução de Vicente Aquino

Edilson Rodrigues/Agência Senado

Está confirmada a recondução de Vicente Aquino ao conselho diretor da Anatel. O ministro das Comunicações Fábio Faria enviou nesta sexta-feira, 6, o nome de Aquino para a Casa Civil.

O mandato de Vicente Aquino encerrou no último dia 4, e sua recondução é possível porque complementava o mandato de Otávio Rodrigues, que deixou a agência antes da vigência da nova Lei das Agências (que impede mandatos consecutivos). O superintendente de competição, Abraão Balbino, assume interinamente a cadeira de Aquino. A próxima reunião do conselho diretor da Anatel será dia 26 de novembro.

Após aval do presidente Jair Bolsonaro, Vicente Aquino deverá ter sua indicação publicada no Diário Oficial da União. O processo de sua recondução para o colegiado da Anatel respeitará todos os caminhos de um novo conselheiro, como aconteceu com Carlos Baigorri: sabatina na Comissão de Infraestrutura e aprovação pelo Plenário do Senado Federal.

Notícias relacionadas

Na última semana de outubro, a Comissão de Infraestrutura do Senado fez uma força tarefa e sabatinou diversas autoridades indicadas para agências reguladoras, dentre elas Carlos Baigorri para a Anatel, que aguardava desde novembro de 2019, e os indicados para a Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais. Até o momento, não há previsão de quando a sabatina de Vicente Aquino poderá ocorrer, pois as reuniões das comissões não estão ocorrendo regularmente. A expectativa é que haja ainda uma nova leva de sabatinas em dezembro, após as eleições e antes do recesso. A última reunião da Anatel do ano será dia 17 de dezembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!