Regulamentação de IoT é prioridade da Anatel para 2018

Um dos principais desafios regulatórios vislumbrados pelo presidente da Anatel, Juarez Quadros, diz respeito à Internet das Coisas. Esse é um dos temas que a agência deve colocar mais energia em 2018, disse Quadros durante o Seminário Internacional ABDTIC nesta quarta, dia 8. O "Item 35" da Agenda Regulatória é onde a maior parte desses debates deve acontecer. A expectativa da agência é colocar pelo menos a Análise de Impacto Regulatório em consulta até o meio do ano, mas é mais amplo o conjunto de questões de IoT que precisarão ser tratadas. Para a agência, o que for um entrave será revisto, para que a regulamentação não seja um problema. Mas existe um grande volume de questões, o que deve tomar tempo.
Para o presidente da agência, entre as questões que precisam ser tratadas estão a questões de outorga, roaming permanente e, sobretudo, questões tributárias.
Segundo o técnico da Superintendência de Regulamentação e Planejamento da Anatel, Felipe Lima, que também participou do debate, haverá tomadas de subsídio já este ano para que no ano que vem nos seguintes eixos:

Notícias relacionadas

* Modelo de prestação: será feita uma análise da cadeia de valor e ecossistema de IoT nos diferentes casos de uso.

* Outorga: serão analisados os possíveis enquadramentos entre outorgas de interesse coletivo ou restrito, com ou sem espectro e se no espectro licenciado ou não.

* Licenciamento: A Anatel está preocupada com a assimetria a depender dos serviços outorgados.Segundo Lima, é preciso lembrar que é possível usar espectro não-licenciado e como SLP, o que tem algumas implicações tributárias. "Precisamos ver as questões de assimetrias", disse.

* Espectro: Nesse aspecto as discussões na Anatel estão alinhadas aos trabalhos da UIT-R, sobre a necessidade de radiofrequências específicas para aplicações IoT. "A questão do espectro é um pouco mais tranquila, porque está limitada ao espectro licenciado ou não e exclusivo ou não", disse Felipe Lima.

* Numeração: Neste caso a dúvida é se haverá uma numeração específica para IoT de uma numeração pública. Este item também envolve a discussão sobre numeração internacional.

* Qualidade: o debate é sobre a necessidade de metas específicas para IoT

* Certificação: como conciliar os processos atuais aos requisitos de agilidade no processo de certificação, mas ao mesmo tempo conseguir ampliar os requisitos de segurança de hardware e software

*Consumidor: como aplicar as regras consumeristas no caso específico de IoT?

* Roaming Internacional permanente: conciliar o entendimento histórico (sempre foi contra essa possibilidade), ditames legais (necessidade de outorga) e realidade tecnológica. "Nesse caso seria necessário uma alteração legal", diz Lima.

* Segurança e privacidade: como adequar à legislação de propriedade

* Tributação: nesse aspecto a Anatel quer assegurar o melhor enquadramento de fundos e tributos. Mas há a preocupação sobre a adequação do modelo tributário atual, sobretudo Fistel, pode acabar inviabilizando o modelo.

* Conectividade: Nesse caso, é o desafio da ampliação da banda larga que está na pauta das políticas públicas.

Para José Gontijo, diretor do departamento de política industrial do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, existe ainda um conjunto de questões que passam pela legislação de proteção de dados pessoais. "Esse é um tema importante que limita enormemente investimentos. É preciso colocar uma pressão no Congresso para aprovar a lei. É melhor ter uma lei boa, e não ótima, do que não ter nenhuma lei".

Tributação

José Gontijo explicou que a tributação dos serviços de IoT é de fato o grande entrave e que precisa ser tratado de maneira cuidadosa para não impedir a evolução de todos os outros aspectos previstos no Plano de Internet das Coisas do MCTIC. Para ele, a alternativa é buscar caracterizar o serviço, em todos os sentidos, como serviço, para que a carga tributária de telecom seja a menor possível. A forma como isso será feito, se por meio de um novo serviço, se usando os dispositivos previstos em lei como o conceito de Serviço de Valor Adicionado, tudo ainda é objeto de discussão e será tratado na regulamentação.

Para o advogado Daniel Douek, do escritório Pereira Neto, será preciso encontrar uma forma de evitar a similaridade ao SMP, para que não haja incidência de Fistel. E resolver o problema da revenda de serviços de telecom, eventualmente com a edição de uma súmula esclarecendo os limites. Ele também defende a revisão do conceito de M2M para algo como a comunicação "predominantemente" entre máquinas. Também seria necessário rever o conceito de MVNO credenciada, para permitir que uma mesma MVNO utilize a rede de várias operadoras, garantindo assim cobertura nacional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!