Patuano: rebaixamento de nota de crédito da Telecom Italia pode ser inevitável

Após a divulgação na noite da quinta, 7, dos resultados do terceiro trimestre e do plano industrial da Telecom Italia para o triênio 2014-2016, o mercado italiano não reagiu particularmente bem nesta sexta-feira, 8. Tanto é que as ações da holding fecharam na bolsa de Milão em queda de 5,56%. Analistas financeiros ainda estão avaliando a proposta do CEO e chairman interino da empresa, Marco Patuano, de levantar mais de 4 bilhões de euros com a venda de ativos (Telecom Argentina, divisão de mídia e torres no Brasil e na Itália) e a emissão de 1,3 bilhão de euros em bonds conversíveis em ações ordinárias, além de economia de 1 bilhão de euros com melhoria operacional, mas um rebaixamento da nota de crédito da companhia pode ser inevitável.

Notícias relacionadas
Em entrevista ao canal de TV norte-americano CNBC, Patuano afirmou que as agências de avaliação poderão seguir a Moody's, que em outubro rebaixou a nota da Telecom Italia para junk (ou "patamar especulativo"). "As agências vão avaliar nosso plano, mas não tenho certeza se eles vão nos manter na categoria de investimento", declarou o executivo. "O importante para nós é que temos uma liquidez super sólida (sic)", completou, ressaltando o fluxo de caixa e o plano para abater a dívida líquida para 27 bilhões até o final de 2013 (no terceiro trimestre, o montante foi de 28,2 bilhões de euros).

Patuano reiterou também a posição da holding italiana: TIM e Telecom Italia são os ativos core, e juntos fazem parte da estratégia do grupo. "Itália é core, Brasil é core, e esse footprint é o certo. Se precisarmos mudar estratégia, vamos avaliar." Novamente, ele não se mostrou contrário a ofertas, mas destacou que o valor precisaria ser condizente com a importância da TIM Brasil. Ele negou ainda ter encontrado o bilionário mexicano Carlos Slim, dono do grupo América Móvil, para conversar sobre uma possível venda da operadora brasileira.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!