BlackBerry 10 ganha certificado de segurança do governo dos EUA

Enquanto o esperado lançamento do BlackBerry 10 (BB10) não vem, a Research In Motion (RIM) mantém a rotina de preparar terreno para a chegada da plataforma em 2013. Nesta quinta-feira, 8, a companhia canadense anunciou que o sistema operacional, mesmo ainda em desenvolvimento, já recebeu a certificação de segurança do FIPS (padrão federal de processamento de informações, na sigla em inglês) 140-2. Com isso, o software já fica qualificado para operação em organizações como as agências do governo dos Estados Unidos e Canadá, companhias em indústrias regulamentadas e demais entidades que lidam com informações críticas.

Na verdade, o BB10 está mantendo a vocação de segurança das demais versões da plataforma da RIM. Os smartphones BlackBerry são comuns em ambientes corporativos por oferecerem possibilidades de proteção, criptografia de 256 bits e possibilidade de gerenciamento pelo administrador de rede. O FIPS 140-2, emitido pelo instituto nacional de padrões e tecnologia dos EUA (NIST), certifica o novo sistema já para poder ser implementado em organizações que coletam, armazenam, transferem, compartilham e disseminam informações sensíveis.

Análise

Bem provável também que a companhia canadense esteja divulgando a certificação para acalmar o mercado, já que ainda não foi divulgada uma data de lançamento para o BB 10. O sistema é tido pela RIM como uma espécie de última cartada para recolocar a empresa nos eixos após a grande perda de market share para fabricantes como Apple e Samsung nos últimos anos. A plataforma é esperada vagamente para "começo de 2013", após vários atrasos no desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.