Lan houses perdem espaço no hábito do brasileiro de acessar a Internet, revela pesquisa

A Fecomércio/RJ divulgou esta semana os dados de sua pesquisa anual sobre o hábito dos brasileiros no uso da Internet, feita em parceria com a Ipsos. Um dos pontos que mais chama a atenção é a queda drástica do acesso através de Lan houses e cyber cafés. Em outubro de 2007, na primeira pesquisa, 39% dos brasileiros responderam que navegavam na Internet nesses estabelecimentos comerciais. Agora, em setembro de 2011, são apenas 15%. Na análise da coordenadora de mídias digitas da Fecomércio/RJ, Elis Monteiro, uma das razões para a queda seria a popularização dos smartphones e o barateamento dos planos de dados das operadoras móveis. O acirramento da concorrência na banda larga fixa e a queda no preço dos PCs também contribuíram.

Notícias relacionadas
Segundo o estudo, 48% dos brasileiros acessam a Internet. Desse total, 62% o faz de casa; 15%, de Lan houses; 15%, do trabalho; 6%, da casa de parentes ou amigos. Em 2007, de acordo com a mesma pesquisa, apenas 27% dos brasileiros acessavam a Internet, dentre os quais 37% de casa; 39%, de Lan houses; 15%, do trabalho; e 5% da casa de amigos e parentes. É importante esclarecer que a pesquisa perguntou se as pessoas acessam a Internet e de onde acessam, mas não como acessam. Ou seja, a navegação via dispositivos móveis (sejam eles smartphones ou mesmo celulares mais simples) pode ter sido considerada pelos entrevistados ao responderem às perguntas.

Análise

De um ano para cá, as operadoras celulares brasileiras vêm reformulando seus planos de acesso à Internet para usuários pré-pagos. Merece destaque a iniciativa pioneira da TIM com o "Infinity Web", que cobra R$ 0,50 por dia pelo acesso ilimitado. Em palestras sobre o tema, executivos da operadora ressaltaram diversas vezes que seu alvo principal eram os usuários de Lan houses. Pelo visto, a estratégica começa a surtir efeito. Falta, entretanto, realizar uma pesquisa com perguntas mais específicas sobre os dispositivos usados pelos brasileiros no acesso à Internet, para confirmar definitivamente essa relação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!