O Bank of America Merril Lynch (BAML) está otimista em relação aos negócios da Portugal Telecom depois da entrada no capital da Oi. A instituição estima que a PT poderá receber dividendos entre 57 milhões de euros e os 273 milhões de euros (à taxa de câmbio de hoje) das operações do Brasil, "dependendo da taxa de payout e do aumento de capital da Telemar".
Esse ganho extra vindo do Brasil deverá ser repassado aos acionistas da PT. O banco estima que a Portugal Telecom (PT) venha a pagar aos seus acionistas 23% da sua capitalização em bolsa até ao final de 2011 e 51% até 2015. O BAML reiterou sua recomendação das ações da PT para "compra". "Os investidores podem aproveitar para beneficiarem dos receios macroeconômicos e pela falta de catalisadores de curto prazo comprando mais ações", afirma a equipe do BAML, liderada por Sean Johnstone, em relatório enviado nesta segunda, 8. "O investimento brasileiro poderá surpreender positivamente", diz o banco.
Nem tudo, entretanto, é tranquilo para os investidores da PT. O BAML estima que as medidas de austeridade colocadas em prática pelo governo do primeiro-ministro José Sócrates poderão ter um impacto de aproximadamente 45 milhões de euros no EBITDA da empresa.
Internacional