O portal UOL divulgou nesta quarta-feira, 8, que a receita de publicidade somou R$ 35,9 milhões no terceiro trimestre deste ano, findo em 30 de setembro, e R$ 103,9 milhões nos primeiros nove meses, representando um crescimento de 29% e 47% respectivamente, comparado aos mesmos períodos de 2005. A receita de publicidade caixa (que exclui receita com publicidade de marca, links patrocinados e novos produtos, além de permuta e publicidade relacionada a tráfego) somou R$ 18,5 milhões no terceiro trimestre e R$ 47,4 milhões nos primeiros nove meses de 2006, representando um crescimento de 49% e 53%, respectivamente.
Em contrapartida, a empresa registrou uma queda de 88% no lucro líquido no terceiro trimestre comparado ao mesmo período do ano passado, saindo de R$ 200,3 milhões para R$ 23,4 milhões, impactado por créditos tributários. Essa redução deveu-se principalmente à constituição, em setembro de 2005, do crédito de Imposto de Renda e contribuição social, enquanto que, a partir do primeiro trimestre de 2006, a companhia passou a reconhecer despesas de Imposto de Renda e contribuição social.
O lucro líquido por ação foi de R$ 0,19 neste trimestre comparado R$ 1,96 no mesmo período de 2005.
A margem Ebitda no trimestre alcançou 29%, apresentando um aumento de 4% sobre 2005. Esse valor incluiu R$ 8,2 milhões, referentes à reversão de provisões e Ebitda do terceiro trimestre e ainda R$ 5 milhões resultantes de reversão de provisões com fornecedores da Argentina. Excluindo os impactos dos resultados em ambos os períodos, o Ebitda apresenta crescimento de 40% no terceiro trimestre, comparado ao mesmo período de 2005.
O UOL obteve redução de 15% nas despesas com vendas, associado principalmente à queda nos custos de acesso. Para obter essa economia, a partir do início do ano a empresa renegociou contratos com as operadoras fixas, disse Epperlein.