Allcom fecha parceria com Orbcomm para IoT via satélite

Marcio Fabozi, CEO da Allcom Telecom. Imagem: Divulgação

A Allcom Telecom pretende ofertar conectividade via satélite para redes de Internet das Coisas (IoT) no Brasil. Para isso, a empresa fechou parceria com a Orbcomm, empresa que opera uma frota de 28 satélites para soluções IoT.

Em entrevista ao TELETIME, o CEO da Allcom, Marcio Fabozi, disse que o objetivo é atender empresas que operam em áreas remotas ou de difícil acesso no Brasil. A novidade foi apresentada na Futurecom 2024 – iniciada nesta terça-feira, 8, em São Paulo.

"Vemos o satélite na nossa oferta como uma tecnologia complementar a alguma outra tecnologia de rede que nós temos", afirmou o CEO. Nesse sentido, setores da economia como agronegócio, logística, utilities e transporte marítimo, por exemplo, são exemplos de mercado que estão na mira da Allcom.

Notícias relacionadas

No caso do agro, será possível usar a tecnologia IoT para monitorar máquinas, condições climáticas e safras em tempo real. Mas existem outros mercados a serem explorados – e onde a Allcom entende que o satélite pode ser a tecnologia de comunicação principal. Esse é o caso das embarcações, um setor considerado até pouco tempo incipiente para a tele – e que agora deve ser melhor explorado por meio da parceria com a Orbcomm, disse Fabozi.

Além disso, a empresa destacou a plataforma que permitirá que clientes monitorem ativos pelo País. A interface do serviço inclui funcionalidades que vão desde o rastreamento até soluções mais complexas – como o monitoramento de dados de motores, velocidade e temperatura.

Redes privativas

Além da conectividade para via satélite para dispositivos IoT, a Allcom Telecom também firmou uma parceria com a GE Vernova (presente em 90% das concessionárias de energia do mundo, segundo a empresa) para distribuir soluções de redes celulares privativas no Brasil. O foco aqui é em setores que demandam alta conectividade e baixa latência. 

Conforme contou Fabozi ao TELETIME, a parceria irá permitir redes privativas LTE 4G e 5G, complementando as soluções de IoT da Allcom. Assim como no caso da oferta satelital, essa colaboração com a GE mira em indústrias como o agronegócio, energia, mineração e transporte.

O objetivo é oferecer automação, monitoramento e conectividade para equipamentos e veículos autônomos. As soluções visam melhorar a eficiência e a confiabilidade em operações críticas. A Allcom, então, atuaria como integradora IoT e distribuidora dessas tecnologias.

Estratégia de crescimento

Desde junho, a Allcom também é uma operadora móvel virtual (MVNO) no Brasil. Em toda a América Latina, são 4 milhões de conexões simultâneas. A expectativa, de acordo com o CEO da Allcom é de que as novas ofertas de IoT via satélite e de redes privativas impulsionem o crescimento da empresa.

"Crescemos nos últimos dois anos praticamente 2 milhões de dispositivos [conectados]", disse o CEO. Para 2024, a empresa espera adicionar mais 1 milhão de aparelhos. "Mas essa base, hoje, vem da rede celular. Com essas novas ofertas de satélite, redes privativas e LoRa, entendemos que vamos começar a abranger não só novos negócios, como também vamos conseguir aumentar essa base ainda mais com essas tecnologias", afirmou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!