Facebook escolhe NEC para cabo transatlântico entre EUA e Europa

A fornecedora japonesa NEC foi escolhida pelo Facebook para a construção de um novo cabo óptico submarino interligando Estados Unidos e Europa. O sistema transatlântico terá 24 pares de fibra e capacidade projetada de meio petabit por segundo – ou 500 Tbps.

A participação da NEC no projeto foi confirmada pela multinacional asiática nesta sexta-feira, 8, ao passo que o empreendimento intercontinental foi anunciado pelo Facebook na última terça-feira, 4, durante evento da divisão Facebook Connectivity.

Na ocasião, a gigante da Internet apontou investimentos envolvendo a construção de 150 mil km de cabos submarinos em todo o mundo, ao lado de 30 parceiros. Um deles é recém-anunciado 2Africa Pearls, tido como o sistema mais longo do mundo, com 45 mil km projetados interligando o continente com Ásia e Europa.

Notícias relacionadas

A intenção da empresa é triplicar a capacidade disponível na África com a rota, construída ao lado de parceiros. Já o cabo transatlântico entre EUA e Europa (que não tem muitos detalhes revelados além da participação da NEC) deve se valer de inovações que o Facebook Connectivity vem investindo, como o estações no meio do oceano que geram energia para operação dos cabos, com ajuda das marés e de painéis solares.

Os investimentos do Facebook em cabos submarinos (e em outras iniciativas ligadas ao setor de telecom) miram a aceleração da cobertura de Internet. Dessa forma, a gigante pretende conectar "o próximo bilhão" de habitantes para ampliar seu mercado consumidor em potencial.

Segundo a empresa, tais iniciativas resultaram na conexão de mais 300 milhões de pessoas desde 2013. Por outro lado, representantes do Facebook voltaram a defender que a estratégia em conectividade não credencia a empresa como um operador de telecom ou mesmo um fornecedor para a cadeia.

O anúncio do novo cabo entre EUA e Europa ocorreu na mesma semana que uma falha nos sistemas do Facebook interrompeu a disponibilidade de serviços (incluindo WhatsApp e Instagram) durante horas. A pane não foi relacionada à infraestrutura de operadoras de telecom.

NEC

No caso da NEC, um comunicado da empresa comemorou a contratação pelo Facebook para o novo sistema transatlântico e apontou que mais de 300 mil km de cabos foram construídos pela fornecedora nos últimos 50 anos. A fabricação dos equipamentos ópticos fica a cargo da subsidiária OCC Corporation.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!