Anatel abre consulta para debater Regulamento de Conselho de Usuários

Foto: Pixabay

A Anatel publicou, no Diário Oficial da União desta terça-feira, 8, a abertura de consulta pública da proposta de Regulamento de Conselho de Usuários. As contribuições serão recebidas em um prazo de 45 dias. A proposta estabelece detalhes sobre estruturação, composição, atribuições, eleição e mandato dos membros dos órgãos.

A minuta também sugere que, entre outras atribuições, os conselhos deverão propor alternativas que possibilitem a melhoria e a adequação dos serviços prestados aos usuários; propor atividades e cooperar com o grupo no desenvolvimento e na disseminação de programas e ações de conscientização destinados à orientação dos usuários sobre a utilização dos serviços de telecomunicações, bem como sobre os seus direitos e deveres; conhecer a legislação e a regulamentação relativas ao setor e acompanhar sua evolução; e realizar até duas reuniões ordinárias por ano, conforme calendário definido no início de cada ano e até duas reuniões extraordinárias anualmente por deliberação do conselho, de forma não presencial.

O texto também estabelece que compete ao grupo empresarial ao qual o conselho estiver ligado coordenar e providenciar todos os recursos necessários para a realização das reuniões do Conselho de Usuários. Ele também deve apresentar ao Conselho, até a data da próxima reunião ordinária, relatórios de análises e de providências acerca das propostas apresentadas; destinar espaço em sua página na Internet para a publicidade sobre os trabalhos da entidade por meio de divulgação de seu endereço postal, dos nomes e mandatos dos membros, das atas das reuniões e dos relatórios de análises e de providências acerca das propostas apresentadas pelo Conselho; e designar funcionário para fazer a interface com o grupo e participar das reuniões na condição de secretário. O grupo deve até o fim do mês de janeiro elaborar e encaminhar relatório das atividades desenvolvidas no Conselho de Usuários no ano anterior à Anatel, que dará conhecimento do documento ao Comitê de Defesa dos Usuários dos Serviços de Telecomunicações (CDUST).

Notícias relacionadas

A proposta também estabelece que o "Grupo é obrigado a fornecer todas as informações necessárias à execução das atividades do Conselho de Usuários, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado, bem como à inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas, ou de caráter estratégico". 

1 COMENTÁRIO

  1. Mais uma desculpa da Anatel para voltarmos a estaca zero e favorecer as operadoras e não os consumidores usuários, diminui-se o número de conselheiros acaba-se com os conselhos regionais e cria um grupo único para todo o Brasil, favorecendo assim a quem? E o pessoal eleito que tiveram os nomes divulgados e trabalharam na divulgação em suas respectivas candidaturas? com a resposta o Sr. Emmanoel Campelo de Souza Pereirao idealizador dessa idéia corporativista toda…

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!