Proposta para alterar regulamentos de outorga e licenciamento é colocada em consulta

Anatrel
Fachada Anatel

A Anatel lançou nesta segunda-feira, 8, a consulta pública para a reavaliação do Modelo de Outorga e Licenciamento de Estações, que resultará na mudança dos Regulamentos Gerais de Outorga e Licenciamento. A proposta, que já está disponível no sistema de Consulta Pública da Anatel, receberá contribuições pelo período de 45 dias.

A sugestão da agência é que, com uma licença, a empresa poderá prestar qualquer serviço de interesse coletivo ou restrito. A condição é atender aos seguintes requisitos estabelecidos: não estar proibida de licitar ou contratar com o Poder Público; não ter sido declarada inidônea ou não ter sido punida, nos dois anos anteriores, com a decretação de caducidade de concessão, permissão ou autorização de serviço de telecomunicações, ou de caducidade de direito de uso de radiofrequências; dispor de qualificação jurídica e técnica para bem prestar o serviço; capacidade econômico-financeira; regularidade fiscal; estar em situação regular com a Seguridade Social; e não deter autorização para a exploração de serviço de telecomunicações de interesse coletivo.

O texto também sugere que a empresa interessada em explorar o serviço de telecomunicações deve requerer autorização junto à Anatel por meio de formulário eletrônico próprio no sistema da agência. No requerimento, a empresa deve indicar o serviço de telecomunicações que deseja explorar. Após análise das condições da interessada, a Anatel expedirá autorização e a publicará no Diário Oficial da União. O valor sugerido para as autorizações é de R$ 400 para serviços de telecomunicações de interesse coletivo, e de R$ 20  para serviços de telecomunicações de interesse restrito.

Notícias relacionadas

Radiofrequência

O uso de radiofrequências destinadas à exploração de serviços de telecomunicações dependerá de prévia autorização da Anatel, cujas condições estão estabelecidas na regulamentação específica. A proposta também estabelece que não será necessária a autorização para uso de frequências quando forem utilizados apenas meios confinados, infraestrutura de terceiros ou equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, conforme definido pela Anatel.

O texto da consulta pública ainda define que "é dispensada a autorização para a exploração de serviços de telecomunicações nos casos nos quais as redes de telecomunicações de suporte utilizem exclusivamente meios confinados e/ou equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita, desde que não sejam empregados recursos de numeração em sua prestação." A proposta diz que, no caso de serviço de telecomunicações de interesse coletivo, a dispensa de autorização prevista aplica-se somente às prestadoras com até 5 mil acessos em serviço.

Transferência

No caso de transferência de autorização, o texto determina que deverá ocorrer com anuência prévia da agência, que irá verificar se o processo não gera prejuízo à concorrência. O Texto também sugere que no caso de transferência de outorga, a transferência deverá ocorrer após três anos da entrada de operação do serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!