Gired decide desvinculação dia 22, mas planos para Rio Verde estão mantidos

O Gired – grupo de implementação da digitalização – deve decidir no dia 22 deste mês sobre a proposta dos radiodifusores de desvincular a entrega da faixa de 700 MHz do desligamento do sinal analógico. "Muitas questões precisam ser avaliadas, inclusive jurídicas e contratuais", disse o presidente do grupo, Rodrigo Zerbone. Ele ressaltou, entretanto, que os preparativos para o switch-off em Rio Verde (GO) serão mantidos.

Segundo Zerbone, as preocupações com os custos dos equipamentos em uma época de crise, argumentadas pelos radiodifusores, são pragmáticas, mas é necessário ter uma reflexão maior sobre as propostas apresentadas até agora. Ele acredita que a reorganização do cronograma se mostra realmente necessária, mas teme que o prazo do desligamento total do sinal analógico ultrapasse o ano de 2018. "O uso de equipamentos antigos e, provavelmente, sem peças de substituição interferirão na qualidade das transmissões", avalia.

A expectativa do presidente do Gired é de que, até o dia 22, as partes cheguem a consenso sobre temas importantes, como o reforço na comunicação, que prevê tarjas que ocupem até 60% da imagem. Zerbone avisou que não vai aceitar nada que não seja razoável.

Notícias relacionadas

Rio Verde

Sobre o desligamento de Rio Verde, marcado para 29 de novembro, a data será mantida em princípio. Segundo Zerbone, os preparativos estão avançados, com engajamento da população e a distribuição de sep-top boxes para os beneficiários do Bolsa Família. "A manutenção é importante para o aprendizado do processo", defende.

Mas tudo vai depender dos números coletados pelo Ibope sobre a capacidade de recepção do sinal digital no município goiano. A meta estabelecida é de que 93% dos domicílios estejam aptos. Uma reunião na próxima semana do grupo de comunicação do Gired dará uma pista disso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!