Regulamento de uso da faixa de 700 MHz pode ser votado no dia 17

Está na pauta da reunião do Conselho Diretor do próximo dia 17 o regulamento de uso da faixa de 700 MHz, que vai tirar a faixa da radiodifusão e destiná-la ao setor de telecomunicações. Embora a pauta da agência ainda não seja pública, a informação já chegou ao mercado e causou um clima de revolta na radiodifusão. Para o presidente da Abert, Daniel Slaviero, se a Anatel realmente aprovar a nova destinação no dia 17 será uma "quebra de confiança" do governo com a radiodifusão.

Notícias relacionadas
"Esse fato é grave. Nós queremos saber se houve mudança na política pública ou se a Anatel está descumprindo a política pública", afirma ele. Slaviero se refere ao compromisso assumido pelo Ministério das Comunicações, e formalizado em ofício à Anatel do final de agosto e revelado por este noticiário, de que a faixa não seria destinada sem que o replanejamento estivesse concluído e sem que a Anatel tivesse uma visibilidade clara da questão da interferência. A íntegra do ofício está disponível aqui.

O assunto surgiu durante audiência pública na Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática (CCT) da Câmara em que o representante da Anatel, o conselheiro Marconi Maya, segundo Slaviero, informou que os testes serão realizados em dezembro e que o replanejamento termina em novembro. "Como a Anatel vai destinar a faixa no meio do processo?", questiona Slaviero.

A confusão se dá porque o ofício do Minicom determina que a Anatel não tome medidas em relação ao edital, mas os técnicos e dirigentes da agência consideram que votar a destinação e regulamentação da faixa não é algo relacionado ao edital, pelo menos não diretamente.

No ofício, Paulo Bernardo determina que a Anatel não tome nenhuma decisão relativa à licitação da faixa de 700 MHz até que "estejam concluídos os trabalhos de replanejamento de canais do Plano Básico de Distribuição de Canais de Televisão Digital". O objetivo do ministério é "garantir que cada entidade outorgada possua canal para transmissão/retransmissão de seus canais na tecnologia digital".

O presidente da Abert informa que a CCT da Câmara vai pedir uma audiência com o ministro para solicitar que essa discussão passe por lá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!