Neelie Kroes usa OTT como justificativa para fim de roaming na Europa

Em discurso para a ETNO, associação de operadoras de telefonia móveis da Europa, em Bruxelas nesta terça, 8, a vice-presidente da Comissão Europeia, Neelie Kroes, rebateu as críticas ao projeto de mercado único de telecomunicações para o bloco econômico. Em relação à proposta de fim de tarifas de interconexão internacional, ela é categórica ao afirmar que as receitas com roaming já não seriam suficientes para investimentos na próxima geração de redes. O motivo: a concorrência com os over-the-top (OTT).

Notícias relacionadas
Neelie indaga quais das empresas conseguem sustentar um modelo de negócios que consiste em cobrar chamadas e textos intraeuropeus após 2016, quando deverá haver uma maior oferta de serviços OTT para os consumidores. "Eu sei que a maioria dos analistas não concorda (com a continuidade do modelo atual), eles descontam essas receitas há muito tempo".

Ela diz que é preciso urgência, pois não seria possível sacrificar o mercado com "anos de espera" para se movimentar. Neelie Kroes cita "um banco de investimentos grande" ao afirmar que 82% dos "maiores investidores" esperam que esse pacote de medidas para a formação de um mercado único europeu signifique um investimento maior em suas redes. Ela acredita ainda que o setor vai se beneficiar com o pacote, embora diga que não é por isso que está procurando aprovar o projeto. "Estou fazendo para o crescimento (do mercado) e de trabalho na Europa: o 1% do PIB que podemos ganhar com um mercado realmente único de telecomunicações", afirmou.

A representante da Comissão Europeia explica que sabe das críticas e do lobby contra o projeto. Para tentar acalmar isso, ela lembra que a entidade está promovendo pesquisas na próxima geração de redes. "Estamos nos preparando para uma parceria público-privada na tecnologia móvel 5G, que eu espero que a Comissão se comprometa com centenas de milhões de euros. E eu espero ver membros da ETNO completamente engajados também. Mas também precisamos da joia das telecom na UE: a aceleração do mercado único."

Para estimular as mudanças, Neelie Kroes confirma que futuros leilões de faixas de frequência poderão ter maior sinergia entre os mercados. Ela reafirmou a necessidade de mais consistência espectral, disponibilizando o 4G para mais cidadãos e com melhores condições e preços. Além disso, reconhece também a importância de maior cobertura Wi-Fi para oferecer mais serviços. "(A proposta) é sobre promover a implantação de uma nova banda larga – ao limitar a regulação de preço de redes de alta velocidade para onde for estritamente necessário".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!