Ibope apresenta pesquisa sobre consumo popular

O Ibope e a Troiano Consultoria de Marca apresentaram nesta quarta-feira, 8, durante o MaxiMídia, em São Paulo, a pesquisa inédita "Consumo Popular e as Marcas: Construindo Confiança para Gerar Valor". O estudo, baseado em análises do contexto socioeconômico e 3003 entrevistas feitas em nove regiões metropolitanas do Brasil com consumidores de 18 a 59 anos cuja renda familiar não ultrapassa três salários mínimos, foi patrocinado pela Losango, McDonald's, Schincariol e Vivo e abrange 64 marcas do segmento de negócio dos patrocinadores (financeira, fast food, cerveja e telecomunicações).
Segundo Cecília Russo, sócia-diretora da Troiano, o objetivo da pesquisa é conhecer melhor este consumidor e entender o que o atrai no ato da compra. "Descobrimos, por exemplo, que é um consumidor que valoriza muito a qualidade e não avalia apenas o preço dos produtos", disse Cecília. "Conhecer este mercado é importante porque vivemos um momento único na economia, com aumento do poder de consumo das pessoas", destacou Marcelo Coutinho, diretor executivo do Ibope, citando o crescimento da classe média brasileira, que foi de 41% em 2003 para 52% em 2008, e o aumento de 20% da renda nos últimos quatro anos.
Os pesquisadores criaram o Índice de Confiança Popular (ICP), que varia de 0 (desconfiança total) a 100 (confiança absoluta) e é composto por seis dimensões: produto, distribuição, preço, atendimento, comunicação e marca. Elas têm peso variável por categoria, de acordo com a escala de importância atribuída pelo consumidor para a escolha final do produto. Cecília explicou que as marcas com melhor desempenho no ICP são aquelas que estão alinhadas à projeção de vida que os consumidores fazem para o futuro.

Notícias relacionadas

Telecomunicações

Hugo Janeba, vice-presidente de marketing e inovação da Vivo, disse que o impacto do aumento do poder de consumo das classes populares é forte no setor de telecomunicações. "Em 1998, apenas 10% dos usuários pertenciam às classes C, D, e E. Hoje, eles são 70%", ressaltou. Janeba afirmou que as classes populares são também importantes consumidoras de SVA (Serviços de Valor Agregado), já que aproximadamente 60% dos downloads de música na operadora são feitos por aparelhos pré-pagos. "Está caindo o mito de que a classe C não consome SVA", disse.

Crise econômica

Os efeitos da crise econômica desencadeada recentemente sobre o poder de consumo desta população foi brevemente mencionada no debate. "Não podemos abandonar este consumidor agora", lembrou Marcel Sacco, diretor de marketing da Schincariol.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!