Intel e Broadcom prometem dobro de velocidade com WiFi 7 e faixa de 6 GHz

Enquanto o WiFi 6E ainda segue com a adoção mais lenta do que o esperado, as fornecedoras já vão preparando a próxima geração. O WiFi 7 (802.11be) também utiliza a faixa de 6 GHz, liberada pela Anatel totalmente para serviços não licenciados, apesar de reticências da agência. A diferença é que há uma promessa de melhor velocidade e mesmo latência. Em parceria, a Intel e a Broadcom apresentaram nesta semana um teste comparativo em que utilizam capacidade de 320 MHz no espectro para atingir a uma velocidade de 5 Gbps.

Em comparação, o WiFi 6, utilizando faixa de 5 GHz, alcançou a velocidade de 1 Gbps. Já o 6E, com a faixa de 6 GHz, chegou a 2,04 Gbps. O máximo do teste com WiFi 7 foi de 5,08 Gbps. Com mais eficiência ao usar o espectro, a tecnologia também deverá incorporar múltiplas entradas e saídas (MIMO) na configuração 4×4. O alcance prometido é o mesmo obtido com a faixa atual de 5 GHz.

O teste foi conduzido apenas um canal multilink e com modulação de 4K QAM. Entretanto, a demonstração foi apenas com foco em velocidade. Segundo  Carlos Cordeiro, Wireless Chief Technology Officer da Intel, "daqui a alguns meses provavelmente teremos outra demonstração" para exibir os ganhos com latência da tecnologia. A fornecedora afirma que a melhora neste quesito é de "no mínimo 100 vezes". 

Notícias relacionadas

Os primeiros dispositivos devem ser lançados no segundo semestre de 2023, ou "começo de 2024", segundo a o CTO. Perguntado por TELETIME se o ecossistema poderia ser ampliado de forma mais rápida do que o WiFi 6E, Cordeiro afirmou que se trata de um lado mais regulatório. "Há muitos dispositivos 6 GHz e 6E no mercado, mas tem que ter homologação para ser usado no Brasil, e tem muito trabalho para ser utilizado no mercado brasileiro", afirmou, ressaltando a importância da liberação do espectro.

De acordo com o executivo, é necessário continuar a ampliar o acesso ao espectro no restante da América Latina e em países da África e Ásia. "Eu também diria que é uma função para proliferar dispositivos, temos devices premium para isso", complementou o vice-presidente da divisão de conectividade wireless da Broadcom, Vijay Nagarajan. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!