Para Abrint, modelagem do edital do 5G favorece participação das PPPs

Em nota divulgada na terça-feira, 7, a Associação Brasileira de Provedores de Internet e Telecomunicações (Abrint) diz que o atual modelo do edital do leilão do 5G é fruto de debate iniciados há pelo menos quatro anos e que a distribuição dos blocos das faixas permite aos pequenos e médios provedores uma participação qualitativa e efetiva no certame.

A entidade diz que no atual estágio em que se encontra o edital não cabe mais discussões sobre remodelagem de faixas e que o desenho das regras do jogo apresentadas até aqui é fruto de muitas discussões, que envolveu diversos setores, inclusive, os PPPs.

A Abrint também manifesta seu reconhecimento aos esforços e à interlocução plena entre os mais diversos atores envolvidos, e em especial ao trabalho desenvolvido pela Anatel na organização do texto. "Dar voz, nesse momento, a quem nunca disse algo antes, ou prestigiar alianças políticas com quem desconhece o tema, é temerário. É preciso parar. E recapitular", diz a Abrint na nota.

Notícias relacionadas

O quebra cabeça do 5G

Na nota divulgada nesta terça, a Abrint reconhece que o 5G sempre foi um grande quebra-cabeça e que conciliar os interesses de mercado, com largura suficiente de banda e com compromissos de investimentos factíveis com o trade-off do valor da outorga, não foi uma tarefa fácil. "Podemos não ter conquistado a granularidade originalmente pretendida, mas asseguramos a conformação dos 80 MHz e a igualdade da linha de partida: o 5G NR Release 16", reconhece a entidade setorial.

"Das pautas levantadas, nada foi perdido. O rito foi soberano e tudo teve o seu momento. A regionalização não deixa de ser um desafio para os competidores e as bandeiras levantadas pelas PPPs não se perderam no processo. Mais ainda: contribuíram de forma significativa para o desenho final do 5G", lembra a Abrint.

A Abrint também está de acordo com as recomendações apontadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) no texto do edital.

Outras PPPs

A manifestação da Abrint foi em resposta ao posicionamento de pequenos e médios provedores que questionam o edital. Essas empresas pedem mudanças que poderiam significar uma nova rediscussão sobre o texto, o que poderia prolongar mais o certame. Na avaliação do Consórcio 5G Brasil, iniciativa que reúne mais de 400 empresas provedoras de internet regionais de capital nacional, seria preciso alterar urgentemente o edital do leilão do 5G para a preservação do mercado para atuação de players nacionais.

A iniciativa aponta que a pressa do ministro das Comunicações, Fabio Faria, de levar a cabo a realização do leilão ainda em setembro, sem alterar de maneira substancial o edital a partir das recomendações e determinações do TCU, inviabilizaria a participação das empresas provedoras brasileiras e pode prejudicar a implementação do 5G nos municípios do interior do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!