Reforma tributária tem o desafio de desonerar setor de telecom e redistribuir tributos

Para o deputado Agnaldo Ribeiro (PP-PB), relator de um dos textos que propõem alterar o sistema tributário brasileiro, a PEC 45/2019, a grande missão é ajustar, por meio de debates com entes federados e setores produtivos, a construção de um sistema tributário que seja simples, transparente, tenha segurança jurídica, previsibilidade, neutralidade e progressividade. Isso envolve saber como garantir menor carga tributária para setores econômicos, como o de telecomunicações, e uma melhor distribuição tributária entre os entes federados. O deputado relator da PEC 45/2019, um dos textos que propõem reforma tributária no Brasil e que tramita na Câmara dos Deputados, participou do Painel Telebrasil 2020, que aconteceu nesta terça-feira, 8.

A alta carga tributária que incide sobre o setor de telecomunicações foi um ponto que apareceu pelo menos uma vez em todos os painéis e workshops do evento nesta terça-feira. A reforma tributária, um dos temas que está na agenda do Congresso, tem o desafio de rever a tributação no setor, que chega a ter 40% de incidência sobre o valor dos serviços de telecomunicações, segundo o SindiTelebrasil.

"A proposta é apresentarmos um relatório que possa mitigar essas disparidades para nos trazer um ambiente de negócio melhor, com previsibilidade e confiabilidade. Estamos precisando disso no País", disse Ribeiro. O parlamentar acredita que a reforma deve priorizar a redistribuição tributaria.

Notícias relacionadas

Paulo Hartung, ex-governador do Espírito Santo, acredita que uma reforma é urgente porque nos últimos anos o País teve um crescimento de despesas obrigatórias dos entes nacionais, em descompasso com o crescimento da economia e da inflação. "Sem sombra de dúvidas, precisamos discutir um novo sistema tributário no País. Isso é prioridade absoluta. Hoje temos um caos tributário no Brasil. E viver nesse cenário é difícil porque temos que fazer uma negociação com a sociedade e com outros entes", disse Hartung.

O ex-governador do Espirito Santo acredita que o Congresso está em uma situação boa, pois tem duas propostas, uma na Câmara dos Deputados (PEC 45/2019) e outra no Senado (PEC 110/2019), que podem ajudar a se chegar a bons resultados.

As propostas para o setor

Vanessa Canado, assessora especial do Ministério da Economia, disse que a proposta de reforma do governo, assim como as que tramitam no Congresso, tentaram tratar o setor de telecomunicações de maneira homogênea, sem utilizar recursos que aumentaria a alíquota, tornando o setor com a mesma carga tributária do consumo.

"O tributo da Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) é sobre consumo. Sem fazer distinção sobre o que se consome. E a proposta da alíquota de 12% é uma alíquota que todos pagam igual. Energia, telecomunicações, bancos, geralmente são alvos de tributação mais gravosa, o que não faz sentido, haja vista a participação desse setor na economia."

Fim dos Fundos?

Vanessa Canado também apontou que enxerga problemas nas taxas, como as dos Fistel e nas contribuições para os Fundos setoriais. "Isso foi culpa de uma política de ajuste fiscal que acabou trazendo mais incidência tributárias para o setor. É preciso rever isso urgente", aponta a representante do Ministério da Economia.

Manoel Pires, Economista do IBRE/FGV, defendeu que os Fundos devem ser eliminados se não cumprirem suas funções. "Ou pelo menos, eles devem funcionar para não serem eliminados", disse o pesquisador.

É importante destacar que tramita no Senado Federal a Proposta de Emenda Constitucional 187/2019 (PEC), que extingue fundos públicos e que seu relatório já foi aprovado em março deste, na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) daquela casa após um acordo entre os senadores membros da Comissão. O texto estabelece que os fundos que não forem ratificados até 2022 deixam de existir e desvincula seus recursos atualmente retidos para o governo usar para outras finalidades. A matéria agora seguirá para apreciação do plenário da casa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!