Publicidade
Início Newsletter Verizon e fornecedores prometem testes com 5G já em 2016

Verizon e fornecedores prometem testes com 5G já em 2016

Em parceria com os fornecedores Alcatel-Lucent, Cisco, Ericsson, Nokia, Qualcomm e Samsung, a operadora norte-americana Verizon anunciou nesta terça, 8, a intenção de começar a testar a tecnologia 5G já em 2016. As empresas estabeleceram em agosto grupos de trabalho para “garantir um ritmo agressivo na inovação” e prometem iniciar os testes de campo nesse prazo, mas não divulgaram exatamente a data ou mais detalhes do projeto.

Ambientes abertos que abrigarão equipamentos de teste com a rede de quinta geração estão sendo criados em centros de inovação da Verizon nos Estados Unidos – um em Massachusetts e outro em San Francisco. A operadora pretende criar ambientes colaborativos, assim como fez com o 4G.

A promessa das empresas é de que o 5G tenha throughput cerca de 50 vezes maior do que o LTE, além de latência menor (de dígito único) e habilidade de lidar com mais dispositivos conectados para a Internet das Coisas (IoT). Para isso, a tecnologia vai demandar não apenas muito mais espectro, sobretudo em frequências altas, mas também arquiteturas com redes heterogêneas (HetNets) e a convivência com as próprias gerações anteriores de rede móvel. Não há nenhum padrão definido pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a quinta geração ainda.

Notícias relacionadas

5G fixo

Também nesta terça, a Nokia Networks anunciou sua primeira solução “pronta para o 5G” para última milha na banda larga fixa em rede móvel. Tratam-se de hotspots que ligariam o backhaul de fibra às casas com “pelo menos 1 Gbps” de throughput para cada domicílio. O equipamento utiliza o padrão de múltiplas entradas e saídas (MIMO) de “alta ordem” e um novo protocolo de camada.

A interface aérea escolhida é de espectro abaixo de 6 GHz para facilitar a penetração, mas a fornecedora não detalhou se planeja utilizar banda licenciada nem exatamente qual faixa deve adotar. De qualquer forma, garante que a solução poderá ser atualizável uma vez que se definam quais os padrões finais para o 5G. Os testes de campo começarão em 2016, com disponibilidade comercial em 2017.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile