Publicidade
Início Teletime Eventos esportivos no Brasil intensificarão transmissões 3D, ultra HD e dados...

Eventos esportivos no Brasil intensificarão transmissões 3D, ultra HD e dados em nuvem

A massificação da banda larga móvel e de dispositivos conectados aliada a diferentes tecnologias de transmissão tornaram os espectadores participantes ativos das Olimpíadas de Londres deste ano, e os resultados alcançados por lá já dão um indício do que esperar para o Brasil durante a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro de 2016.

Notícias relacionadas
Números apresentados no sábado, 8, durante a IBC 2012, em Amsterdã mostraram que as Olimpíadas de 2012 não foram apenas os jogos do vídeo e das redes sociais, mas também das transmissões em 3D, Super Hi-Vision e conteúdos armazenados na nuvem para transmissão simultânea de broadcast, Internet e mobile.

O diretor comercial da Deltatre Media, Jim Irving, lembrou que o streaming de  vídeos dos jogos olímpicos começou ainda em 2008, em Pequim. “De lá para cá, a quantidade de streaming passou de 625 horas para 2,5 mil horas em 2012 e a quantidade de tweets cresceu de 6 milhões em 2008 para 500 milhões em Londres”, compara. No mesmo período de comparação, a quantidade de page views do site oficial dos jogos originados em dispositivos móveis passou dos apenas 3% registrados em Pequim para 55% em Londres.

“Outro dado interessante é que enquanto a média de visitas no site oficial durante os jogos variou de 8 a 30 minutos, no DIVA, nosso online vídeo player, a média foi de 45 a 60 minutos. As próximas Olimpíadas serão uma boa oportunidade para monetizar a plataforma com anúncios”, avalia Irving.

Nuvem

Stephen Streater, CEO da Forbidden Technologies, lembrou que cada vez mais a nuvem será relevante não apenas para armazenar os conteúdos a serem distribuídos simultaneamente para múltiplos dispositivos, como broadcast para TVs, Internet, smatphones e tablets, mas também para a própria edição dos conteúdos. "Durante os Jogos Olímpicos foi feito o upload de mais de 2 milhões de horas de conteúdo na nossa plataforma de vídeo profissional baseada na nuvem."

3D e Ultra HD

De acordo com o CTO da Panasonic, Eisuke Tsuyuzaki, o projeto e implantação da estrutura para transmissão em 3D dos jogos de Londres levou apenas 18 meses. “Usamos três caminhões e 30 câmeras e foi a maior quantidade de conteúdo 3D já distribuída globalmente”, conta. Só nos EUA, ao final de 2011, havia 7 milhões de TVs 3D e 3,5 bilhões de filmes 3D vendidos.

Na visão de Tsuyuzaki, a experiência de assistir às Olimpíadas em 3D trouxe o espectador mais para perto do espetáculo.

Já a emissora japonesa NHK inaugurou em Londres as transmissões em Ultra-HD 4K no padrão que estão desenvolvendo com o nome de Super Hi-Vision (SHV). “A intenção é fazer com que a audiência sinta como se estivesse realmente lá. Gravamos em altíssima resolução, com menos cortes, ângulos mais amplos e movimentos de câmeras mais lentos”, explica o engenheiro sênior de pesquisa da NHK, Kimio Hamasaki. Para ele, o SHV abrirá um novo mundo de negócios de conteúdo. Mas esta é uma tenologia ainda em processo de maturação. Em Londres, apenas algumas imagens foram captadas em 4K.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile