Número de acessos móveis em serviço cresceu 35,1% no primeiro semestre, diz Huawei

O número de acessos de banda larga móvel em serviço no Brasil cresceu 35,1% no primeiro semestre deste ano, impulsionado pela ascensão dos dispositivos móveis no mercado. Enquanto os acessos fixos fecharam o primeiro semestre com 15 milhões de assinantes, os móveis tiveram 28 milhões no período.

Notícias relacionadas
Neste cenário, os serviços 3G atingiram densidade de 13,7 acessos para cada 100 habitantes. Os dados são do balanço Huawei de banda larga, divulgado nesta quinta-feira, 8. De acordo com o estudo, a previsão é de que até o final deste ano a banda larga móvel chegue a 35 milhões de brasileiros, enquanto a fixa deve alcançar 17 milhões de lares no País.

Já a participação dos serviços de dados nas receitas das operadoras brasileiras, em média, alcançou 18,7% no segundo trimestre. Para se ter uma ideia, na operadora japonesa NTT DoCoMo essa participação é de 52,8%. Nas norte-americanas AT&T e Verizon é de 39,5% e 38,2%, respectivamente. De qualquer forma, o ritmo de crescimento da receita de dados é alto no Brasil: o faturamento desse serviçi aumentou 30% em um ano, alcançando R$ 3,7 bilhões no segundo trimestre de 2011. No mesmo intervalo de tempo, a receita de voz cresceu apenas 7%.

Tendência

Com o avanço na demanda por internet móvel, tudo indica que os smartphones serão os principais dispositivos de acesso à internet: o volume de vendas mundiais superou o de PCs pelo 3° trimestre consecutivo. Atualmente, para cada dez aparelhos vendidos no mundo, três já são celulares inteligentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!