Comissão da Confecom delibera nessa quarta sobre eixos temáticos

A 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom) poderá ter três eixos temáticos para os debates – produção de conteúdo; meios de distribuição; e cidadania: direitos e deveres. Esta é a proposta produzida pelo subgrupo criado pela comissão organizadora do evento. A sugestão será debatida nessa quarta-feira, 9, em uma reunião com todos os membros da comissão. Além dos eixos, a metodologia de execução da Confecom e uma pré-proposta de temário fazem parte do documento produzido pelos participantes do subgrupo.
Como as linhas mestras para os debates são bastante amplas, não há grandes polêmicas em torno deste tópico. Mas o desdobramento desses eixos em temas de discussão específicos ressuscitou a grande polêmica que tem assombrado a organização da Confecom. Mais uma vez a possibilidade de discussão de um "controle público" da comunicação voltou a provocar protestos por parte das representações empresariais.
O motivo também já é conhecido: para as empresas, o controle social pode deslanchar em uma possível censura. Boa parte das entidades civis não-empresariais e governo critica essa visão, uma vez que a liberdade de expressão está garantida constitucionalmente. De qualquer forma, o assunto pode esquentar ainda mais o debate sobre o temário. Da parte das empresas, as ameaças de abandonar a Confecom foram retomadas mesmo após a trégua que permitiu a aprovação do regimento interno do evento, tudo por conta da discussão sobre o controle público das comunicações.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!