As vendas mundiais de smartphones totalizaram 32,2 milhões de unidades no segundo trimestre, 15,7% maior que no mesmo período de 2007, de acordo com um estudo do Gartner. No total das vendas de dispositivos móveis, esses produtos representaram 11%, mantendo o percentual do ano passado.
A Nokia manteve a liderança no setor, com 15,2 milhões de unidades vendidas e 47,5% de market share. A RIM, fabricante do BlackBerry, aparece na segunda posição, com crescimento de 126% nas vendas, totalizando 5,5 milhões. A HTC vem em terceiro lugar após fechar o primeiro trimestre em sétimo, graças ao crescimento de 119% nas vendas somando 1,3 milhão de aparelhos, resultado do bom desempenho da linha touch screen no mercado mundial.
Em quarto lugar, aparece a Sharp com 1,3 milhão de smartphones comercializados e queda de 41,6% no período. A participação da Apple caiu dos 5,3% na comparação com o primeiro trimestre, para 2,8%. A queda é decorrente da limpeza de estoque promovida em suas lojas para o lançamento do iPhone 3G em junho.
Em nível regional, o mercado norte-americano cresceu 78,7% no segundo trimestre e a região responde por quase 25% das vendas globais. A Europa, Leste Europeu e África respondem por 21% de crescimento ano a ano. O mercado da Ásia/Pacífico e Japão caiu 4,8% e 24% respectivamente.