MCTI retoma competência para administrar inventário da extinta Alcântara Cyclone Space

Base de lançamento de foguetes em Alcântara, no Maranhão. Foto: AEB

Novo decreto publicado pelo presidente Lula nesta quinta-feira, 8, no Diário Oficial da União (DOU), transfere ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação a competência para adotar os procedimentos administrativos relativos à inventariança da extinta Alcântara Cyclone Space.

O texto publicado no DOU altera o Decreto 9.581/2018, que atribuía essa competência não apenas ao MCTI, mas também ao Ministério da Economia. A Alcântara Cyclone Space era uma joint-venture, uma parceria entre os governos do Brasil e Ucrânia, e foi extinta em abril de 2019.

Todas as despesas com a inventariança da extinta AlcântaraCyclone Space, inclusive aquelas decorrentes das exigências estabelecidas pelo IBAMA e pelo IPHAN, correrão à conta das dotações orçamentárias do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, observados os limites de movimentação, empenho e pagamento da programação orçamentária e financeira anual.

Notícias relacionadas

O decreto também diz que as atividades de inventariança serão conduzidas por Inventariante indicado pelo MCTI e que a pasta poderá usar cargos em comissão ou funções de confiança de sua estrutura organizacional para desempenhar as atividades de inventariança, inclusive a de Inventariante.

Em 2021, a Agência Especial Brasileira (AEB) selecionou uma empresa do Canadá e três dos EUA (incluindo a Virgin Orbit) para realização de lançamentos de veículos espaciais no Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), no Maranhão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!