Anatel publica novas regras de cibersegurança para operadoras

Foto: Pixabay

A Anatel publicou no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira, 8, resolução que altera a norma de segurança cibernética para o setor de telecomunicações.

Além de ampliar o escopo de operadoras que devem seguir as regras de cibersegurança, o texto diz que será publicada portaria com um rol nominal das prestadoras que devem seguir as novas regras de segurança cibernética. As novas regras começam a valer a partir do dia 2 de setembro.

Uma mudança trazida pelo novo texto é que agora as prestadoras devem notificar a Anatel sobre incidentes de segurança que necessitem ser comunicados à ANPD, conforme a legislação aplicável; e que os fornecedores das operadoras classificados como "startups" ficam desobrigados do cumprimento dos requisitos de segurança cibernética.

Notícias relacionadas

Também fica obrigada a necessidade de avaliações de segurança cibernética nas contratações de serviços de processamento e armazenamento de dados e computação em nuvem, com foco em compatibilidade, mapeamento de riscos e gestão de incidentes.

Inclusão

O Conselho Diretor da Anatel aprovou, por unanimidade, alterações no Regulamento de Segurança Cibernética Aplicada ao Setor de Telecomunicações (R-Ciber) no dia 4 de julho.

O texto, que foi publicado no DOU nesta quinta-feira, 8, incluiu novas empresas que estarão sujeitas ao arcabouço de regras: operadoras de cabos submarinos com destino internacional; prestadoras de serviço móvel pessoal (SMP) detentoras de rede própria; e operadoras de rede que oferecem tráfego de mercado e atacado.

As novas regra também obrigaram a todas as operadoras, independentemente do porte, o cumprimento de medidas para mitigar vulnerabilidades nos equipamentos (como roteadores) cedidos aos consumidores dos serviços de telecom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!