Publicidade
Início Newsletter Vivo contrata espectro de 700 MHz e até 3,5 mil sites da...

Vivo contrata espectro de 700 MHz e até 3,5 mil sites da Winity

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

A Vivo e a operadora de infraestrutura Winity (vencedora do lote nacional de 700 MHz no leilão do 5G) anunciaram nesta segunda-feira, 8, um acordo de compartilhamento recíproco de elementos de rede.

Pelos termos comunicados ao mercado, a Vivo alugará um bloco de 5 MHz + 5 MHz da faixa de espectro de 700 MHz detida pela nova parceira. A capacidade será utilizada para atender aproximadamente 1,1 mil municípios brasileiros por até 20 anos. A operadora também poderá utilizar até 3,5 mil sites da Winity para expansão da cobertura móvel até 2030, explicou a Vivo.

No sentido contrário, a Winity assinou com a parceira um contrato de roaming “que poderá evoluir para RAN Sharing em função do tráfego cursado”. Em comunicado próprio, a empresa de infraestrutura explicou que “terá acesso à infraestrutura existente da Vivo e a combinará com a que irá construir”, sinalizando foco em rodovias e localidades sem cobertura 4G.

Notícias relacionadas

A efetivação da transação está sujeita a determinadas condições suspensivas, dentre as quais a anuência prévia da Anatel e aprovação pelo Cade.

Atacado

“Esta transação, a partir de sua concretização, trará benefícios ao setor de telecomunicações brasileiro como um todo, em razão do potencial de viabilização de um modelo inovador de negócios no mercado de atacado, que contribuirá para ampliar a qualidade e acessibilidade do serviço móvel no País”, afirmou a Vivo, ao divulgar o acordo.

“Estamos implantando um modelo inovador de operadora móvel de atacado de forma associativa com toda a indústria de telecomunicações. Construímos as soluções com nossos clientes, que terão a Winity como um parceiro para expandir cobertura e capacidade de suas redes de forma eficiente”, apontou o CEO da Winity, Sergio Bekeierman, no comunicado divulgado pela operadora de infraestrutura.

Durante o leilão de radiofrequências do ano passado, a Winity arrematou lote nacional no espectro de 700 MHz por mais de R$ 1,4 bilhão (entre dinheiro e compromissos de cobertura). A empresa faz parte do portfólio da gestora de investimentos Pátria.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile