Primeiro avião da Gol com conectividade embarcada chega ao Brasil

Em parceria com a fornecedora Gogo, a companhia aérea brasileira Gol operará  a primeira aeronave equipada com o sistema de conectividade de bordo do país, após a conclusão da instalação de antena em Miami, nos Estados Unidos. Segundo anunciou a empresa, o sistema já foi homologado pela reguladora norte-americana Federal Aviation Administration (FAA) e está atualmente em processo de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A plataforma 2Ku da Gogo terá comunicação via satélite, incluindo banda larga de até 100 Mbps, IPTV, conteúdo por streaming (filmes, séries, desenhos e mapa de voo), e poderá ser acessada pelo dispositivo do próprio passageiro. A conectividade em banda Ku da Gogo utiliza satélites da Intelsat e da SES e já funciona e mais de 50 aeronaves em todo o mundo. A opção já é comum em aeronaves de companhias internacionais que operam rotas para o Brasil.

A ideia é que, após a certificação da Anac, o primeiro voo com a conectividade via Wi-Fi e entretenimento de bordo seja realizado ainda este ano. A Gol espera que, em dois anos, toda a frota esteja equipada com o sistema. Segundo contou a este noticiário o CTO da Gogo, Anand Chari, durante o Congresso Latino-americano de Satélites em outubro do ano passado, "todo esse processo de projeto e homologação da primeira aeronave demora cerca de um ano, mas depois da primeira o processo se acelera". Além da Gol, Azul e Avianca também preparam lançamentos de comunicação embarcada.

Evento

Notícias relacionadas

Dias 22 e 23 de setembro, no Rio de Janeiro, acontece mais uma edição do Congresso Latino-americano de Satélites, e o tema de comunicações embarcadas voltará à agenda. O evento terá ainda a presença de palestrantes internacionais, da FCC e discussões sobre novos modelos de negócio para a indústria de satélite no Brasil, entre outros temas. Mais informações pelo site do evento. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!