Em parceria com a fornecedora Gogo, a companhia aérea brasileira Gol operará a primeira aeronave equipada com o sistema de conectividade de bordo do país, após a conclusão da instalação de antena em Miami, nos Estados Unidos. Segundo anunciou a empresa, o sistema já foi homologado pela reguladora norte-americana Federal Aviation Administration (FAA) e está atualmente em processo de certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A plataforma 2Ku da Gogo terá comunicação via satélite, incluindo banda larga de até 100 Mbps, IPTV, conteúdo por streaming (filmes, séries, desenhos e mapa de voo), e poderá ser acessada pelo dispositivo do próprio passageiro. A conectividade em banda Ku da Gogo utiliza satélites da Intelsat e da SES e já funciona e mais de 50 aeronaves em todo o mundo. A opção já é comum em aeronaves de companhias internacionais que operam rotas para o Brasil.
A ideia é que, após a certificação da Anac, o primeiro voo com a conectividade via Wi-Fi e entretenimento de bordo seja realizado ainda este ano. A Gol espera que, em dois anos, toda a frota esteja equipada com o sistema. Segundo contou a este noticiário o CTO da Gogo, Anand Chari, durante o Congresso Latino-americano de Satélites em outubro do ano passado, "todo esse processo de projeto e homologação da primeira aeronave demora cerca de um ano, mas depois da primeira o processo se acelera". Além da Gol, Azul e Avianca também preparam lançamentos de comunicação embarcada.
Evento
Dias 22 e 23 de setembro, no Rio de Janeiro, acontece mais uma edição do Congresso Latino-americano de Satélites, e o tema de comunicações embarcadas voltará à agenda. O evento terá ainda a presença de palestrantes internacionais, da FCC e discussões sobre novos modelos de negócio para a indústria de satélite no Brasil, entre outros temas. Mais informações pelo site do evento.